Câmara de Santa Maria da Feira - combater a fome com "cravos e ferraduras"

quarta-feira, 15 de julho de 2009

O vereador das finanças da Câmara da Feira afirmou ontem num programa de rádio, duma forma bem prosélita, que a Câmara da Feira tem desempenhado um papel de grande relevo no apoio social às famílias mais carenciadas do concelho.

Para exemplificar este apoio, o senhor vereador referiu-se ao fornecimento de lanches e refeições gratuitas nas escolas aos alunos mais carenciados, refeições essas que em grande número significariam a única refeição do dia para essas crianças.

Ora, esta afirmação acarreta implicitamente o reconhecimento que em Santa Maria da Feira existem situações de carência alimentar profunda.

Então como é que alguém com responsabilidades pode dizer que a Câmara da Feira tem dado um importante apoio às famílias mais carenciadas, quando apenas consegue satisfazer uma ínfima parte das carências alimentares dessas famílias.

Quantas vezes come o senhor vereador ao dia?

E, no caso, não sendo alunos das escolas, os pais famintos comem o quê durante todo o dia?

E em período de férias os alunos fazem jejum?

Esta situação não é suficientemente vergonhosa e degradante para a condição humana, para que a autarquia tome medidas de urgência?

É verdade que não compete à Câmara da Feira todo o papel que está incumbido ao estado, mas quando existe um conhecimento real de situações de fome, não tem a Câmara a obrigação de tudo fazer para minimizar e erradicar esta vergonhosa maleita do seu espaço geográfico?

Onde é que está a acção da pomposa e grandiosa rede social que tantos bajulam neste concelho, é dando um lanche e uma refeição gratuita a alunos que só comem uma vez por dia? melhor seria servir a sopa dos pobres. Quantas refeições têm servido gratuitamente às famílias mais carenciadas, o interminável rol de IPSS do concelho?

A rede social não pode roçar a caridade, e os Feirenses mais desprotegidos e famintos pelas agruras da vida não querem caridade querem é dignidade, senhor vereador!

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início