Vai-Vem Atlantis apanha boleia de boeing 747 para regressar a casa

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Depois de ter realizado uma das mais importantes missões na órbita da Terra e ter percorrido nada menos que 8.5 milhões de quilómetros, o vai-vem espacial Atlantis apanhou boleia nas costas de um Boeing 747 rumo ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A Atlantis necessitou de recorrer à boleia devido às más condições atmosféricas que se verificavam no dia em que regressou da sua missão espacial, que impediram a sua aterragem em segurança.




O avião de transporte partiu numa longa jornada que teve início no dia 1 de Junho, na Base Aérea de Edwards, na Califórnia, onde a Atlantis pousou no último dia 24 de maio. Em seguida a dupla pousou na pista militar de Biggs, em El Paso, no Texas, onde permaneceu até o amanhecer. Dali, um novo voo foi feito até Santo Antonio, também no Texas, onde o 747 foi reabastecido e seguiu viagem até outra base militar em Columbus, no Estado do Mississippi e só então se dirigiu para a Flórida, onde pousou às 19h53. O percurso total da viagem foi de 4 mil quilômetros.

O custo estimado desta operação de transporte é superior a 1 milhão de dólares e foi evitado ao máximo pelos responsáveis da Nasa. O objectivo era que a Atlantis pousasse no dia 22 de maio na Flórida, mas as condicionantes do tempo obrigaram o vai-vém a permanecer em órbita por mais dois dias do que o inicialmente previsto, na perspectiva de que houvesse melhoras do tempo na Terra. Dada a impossibilidade de concretizar esse objectivo, os controladores decidiram pousar a nave espacial na base militar da Califórnia, no extremo oposto da base espacial da Florida.

A aterragem da Atlantis encerrou uma das mais complexas missões na órbita terrestre e que visou fundamentalmente, as obras de restauro e modernização do telescópio espacial Hubble. Os trabalhos foram realizados com êxito pela missão, denominada STS-125, que se prolongou por 13 dias e contemplou cinco saídas dos astronautas para o espaço.

A primeira vez que a Nasa utilizou este método de transporte foi em 1977, durante os testes iniciais do vai-vem espacial Enterprise percursor dos modernos Space Shuttle da Nasa.


A Nasa tem ao seu serviço dois aviões para este tipo de operações. São os designados SCA (Shuttle Carrier Aircraft), consistem em dois modelos Boeing 747 totalmente transformados e adaptados ao transporte dos cargueiros espaciais.

A colocação do vai-vem no dorso do Boeing SCA é feita a partir de uma estrutura chamada MDD (Shuttle Mate-Demate Device), que consiste numa plataforma elevatória composta de duas torres com 35 metros com capacidade para içar até 120 toneladas de carga.

PUBLICAÇÃO: O COMENDADOR

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