Sonda Japonesa Kaguya colidiu com a Lua

terça-feira, 16 de junho de 2009

Sonda espacial japonesa choca-se com a Lua

A sonda espacial Kaguya projectada pela agência espacial japonesa (Jaxa) foi propositadamente programada para colidir com a superfície da Lua. Telescópios de várias partes do mundo fotografaram as partículas de poeira originadas pela colisão.

A Jaxa, agência espacial japonesa, está processando agora as imagens obtidas com o impacto e espera divulgar em Novembro um relatório com as análises e conclusões detalhadas sobre o acontecimento.

O impacto da sonda com a superfície lunar deu-se a uma velocidade supersónica, mais de 6000 Km/h.

O grau de inclinação da sonda na altura do impacto pode ter provocado um efeito de ricochete, tendo levantado uma maior quantidade de poeiras e partículas do que o inicialmente previsto, no entanto, as imagens obtidas por telescópios a partir da Terra ainda não confirmaram esta possibilidade.

A Kaguya foi lançada em Setembro de 2007. Apesar de ter sido projectada para estudar a Lua, a sonda captou algumas das imagens mais espectaculares da Terra, vista do espaço.

Foi também a primeira vez que se obtiveram imagens em alta definição da superfície da Lua.

Inicialmente a sonda japonesa denominava-se Selene, levou consigo dois pequenos satélites, que foram libertados quando a Kaguya entrou na órbita da Lua. Os dois micro-satélites de comunicações permitiram que a sonda enviasse dados de modo contínuo com a Terra, mesmo quando a sonda se encontrava do lado escuro da Lua.

Os dois satélites também foram utilizados para medir com precisão o campo gravitacional da Lua.

Antes da Kaguya, as sondas espaciais Change 1, da China, e Smart-1, da agência espacial europeia, também foram colocadas em rota de colisão e colidiram contra a superfície da Lua.

Agora, todas as atenções se voltam para as sondas LRO e LCROSS, da NASA, que deverão ser lançadas no próximo dia 18 de Junho.

PUBLICAÇÃO: O COMENDADOR

2 comentários:

Israel disse...

Realmente as imagens são espetaculares!

Ah, mais uma coisa: nenhum vestígio das missões APOLLO.

O Conspirador disse...

obrigado pela visita Israel, se quiseres ver vestigios das missões Apollo, podes fazê-lo em

http://feiradascomendas.blogspot.com/2009/07/homem-na-lua-foi-40-anos.html
As imagens foram obtidas pela sonda LRO (LRO - Lunar Reconnaissance Orbiter)que actualmente se encontra a mapear a superfície lunar com imagens de alta resolução.

Cumprimentos

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início