Mozelos - Rir é o melhor remédio...

domingo, 28 de junho de 2009

Mozelos, freguesia de pregões fáceis, onde o progresso na qualidade de vida social se propala, mas onde os resultados ficam aquém do esperado, veja-se o exemplo das obras de requalificação do Parque do Murado, onde nem bancos de jardim existem para as pessoas se sentarem, nem tão pouco sanitários públicos. A freguesia de Mozelos é outra das que no concelho merecia uma menção honrosa no cancioneiro geral da anedota.

A sinalética rodoviária tem como função regular o trânsito, o código da estrada dá excelentes indicações nesse sentido, no entanto, os autarcas locais parece que não levam muito a sério esta questão. Já em tempos aqui me referi à situação das passadeiras da rua da Corga, onde existem os sinais verticais, mas nunca se pintaram as listas transversais no passeio, que indicam ao peão por onde deve atravessar a estrada em segurança. O caricato é que decorreram alguns meses e a situação mantém-se exactamente igual. Isto só demonstra uma de duas coisas: Ou desconhecimento da situação ou inépcia na sua resolução, ambas entroncam na incompetência de quem manda colocar sinais de trânsito na via pública, sem salvaguardar devidamente asegurança dos seus utentes.



As alterações à sinalética de trânsito, segundo julgo saber, são propostas em assembleia de freguesia e posteriormente caso haja aprovação desta, são submetidos à apreciação da Assembleia Municipal que em princípio ratificará a decisão da assembleia de freguesia.

Portanto, ter instalados sinais verticais de passagem para peões sem a respectiva sinalização horizontal, vulgo, listagens transversais que indiquem ao peão por onde deve atravessar a via, é no mínimo ridículo, para não dizer um absurdo monumental e uma ilegalidade. Quem assume as responsabilidades se ali acontecer um atropelamento?

Mas, Mozelos está um passo mais à frente na ridicularia e anedota rodoviária, senão vejam estes exemplos junto do renovado parque do Murado.





O que significam estes sinais?

O sinal de trânsito proibido é redundante. Primeiro a estrutura do sinal vertical duvido que tenha a homologação da ex-D.G.V. , depois toda a gente percebe que aquilo é uma competa aberração. Parece um sinal ainda provisório, mas que não fz sentido já que o trânsito flui ali diariamente e em grande quantidade.

Reparem no sinal de Stop ainda enterrado na parte interna do jardim, o condutor ao deparar-se com este sinal deve ter muita atenção, já que obrigatoriamente terá que parar antes de entrar no jardim!!!, mais incoerente se torna pelo facto do arranjo viário ali ter contemplado um "ilhéu" que obriga o condutor que vem no sentido de Leste a seguir na direcção Norte.
Quem já parece ter perdido a noção da Rosa-dos-ventos foi quem consentiu aquele despropósito. Só uma mente insana é que se lembraria de manter tal disparate!
Rir, é o melhor remédio!

1 comentários:

Anónimo disse...

E é não esquecer que nos espaços relvados há mais ervas daninhas do que relva!

E que num dos aparelhos de ginástica o pegão de suporte é insuficiente porque, mais dia menos dia, poderá acontecer algum acidente.

Mas aquele separador central é de rir pelo ridiculo!

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início