Telescópio Herschel em testes

quinta-feira, 25 de junho de 2009


Lançado pela ESA (Agência Espacial Europeia) em 14 de Maio último, o telescópio espacial Herschel entrou na sua primeira fase de testes.

No primeiro destes ensaios, a ESA apontou o telescópio que sonda o espaço na banda dos infravermelhos à galáxia M51, conhecida também por "galáxia do redemoinho".
Esta galáxia foi descoberta em 1773 por Charles Messier, que a veio a denominar de M51 no seu famoso catálogo estelar. M51 está a 35 milhões de anos-luz e tem uma galáxia satélite a NGC 5195, ambas se encontram na constelação dos Cães de Caça.


Entretanto, segundo anuncia a ESA, os testes com o Herschel irão continuar, por mais algum tempo esperando que dentro de um mês ele já possa ser operado no máximo da sua capacidade.

Os satélites europeus de observação astronómica Planck e Herschel, destinados a investigar a origem do universo, que foram lançados em meados de Maio.

O satélite Herschel, de 7 metros de altura e 4,3 metros de largura, irá detectar radiações infravermelhas de grande amplitude de onda emitidas por alguns dos objectos mais frios e mais distantes do Universo.


PUBLICAÇÃO: O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início