Espantoso - Gato cai do 26º andar e sobrevive incólume

terça-feira, 9 de junho de 2009

Não sei exactamente quantas das suas sete vidas é que o felino teve que dispensar para sobreviver à terrível queda de 26 andares, mas é espantoso que o "Lucky", "sorte" em português, nome do gato, tenha resistido à longa queda sem qualquer tipo de ferimento.

O incidente terá ocorrido enquanto a dona do gato, arrumava o apartamento onde viviam em Manhattan, Nova Iorque. Ao abrir a janela do quarto o gato terá subiu para o parapeito acabando por se precipitar de uma altura de mais de 70 metros, "aterrando" numa varanda do 6º andar junto de um grelhador.


As imagens foram obtidas por dois homens que trabalhavam como calafetadores de janelas e que naquele momento se encontravam num andaime próximo do prédio de onde caiu o gato sortudo.

Porque é que os gatos caem sempre de pé?

Os gatos possuem um apurado sistema neurotransmissor que lhes permite orientar o equilíbrio muito rapidamente, neste processo podem entrar vários sentidos simultaneamente. No entanto, para que ele caia de pé, é necessário que a queda lhe dê tempo suficiente para recuperar o equilíbrio, por essa razão é mais perigoso para um gato ter uma pequena queda de 3 a 4 metros, do que quedas superiores a 30 metros, não tendo tempo para corrigir a sua posição de queda o felino arrisca-se a cair de costas e a partir a espinha que é bastante flexível comparativamente com os humanos, já que possuem mais vértebras, no entanto a espinha torna-se também mais sensível.

Quando o gato cai, os olhos e os ouvidos enviam ao cérebro uma mensagem sobre a posição da cabeça em relação ao solo. O cérebro responde com comandos para os músculos, que corrigem a postura da cabeça e alinham o corpo do animal. isto acontece a uma velocidade vertiginosa de modo que o gato chega ao solo com as patas para baixo, pronto para absorver o impacto.

A elasticidade dos ossos dos gatos é 90% da elasticidade da borracha. Por isso, se um gato cair do 10º andar de um prédio, tem 90% de hipótese de sobreviver. Nos humanos, essa taxa cai para 10%.

PUBLICAÇÃO: O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início