Américo Amorim agraciado com o título de "Doutor Honoris Causa"

domingo, 14 de junho de 2009

A partir de amanhã, o senhor mais rico de Portugal passará a ser o doutor mais rico de Portugal. Não é que a diferença na forma de tratamento seja muito importante para ele, desde que seja o mais rico tá-se bem!...no entanto vale a pena reflectir um pouco sobre a entidade e as razões que estão subjacentes a esta distinção.

Américo Amorim será graduado com o título de doutoramento "Honoris Causa" pela universidade de St. John's de Nova Iorque , Estados Unidos. Esta Universidade com cerca de 139 anos tem uma orientação educativa marcadamente católica e é uma das mais conservadoras entre as conservadoras dos EUA, é conhecida a sua ligação estreita com o Vaticano, ao ponto de ter criado um "campus universitário" de pós-graduação em Roma, além disso, pelas suas escolas passaram algumas das figuras mais proeminentes da hierarquia da Igreja Católica actual.

Aquilo que mais me surpreende são os motivos que são evocados pela instituição, para distinguir o Américo Amorim. Para A Universidade de St. John's o título honorífico é concedido pela prestação de relevantes serviços de Américo Amorim à condição humana.

Para a prestigiada instituição universitária, Américo Amorim tem-se distinguido pela defesa do sobreiro e pela sua aproximação à sociedade civil, isto significa o quê?

Américo Amorim defende os montados de sobro enquanto estes forem a sua galinha dos ovos de oiro, não o faz porque tenha uma particular consciência ambiental, basta ver como algumas das suas empresas laboram. Américo Amorim também só defenderá o sobreiro enquanto este não for um empecilho para um negócio mais lucrativo. Portanto, será irrelevante divagar sobre a sua magnânima sensibilidade ambiental, porque esta será tanto mais apurada, quanto menos interferência tenha na sua perspectiva de lucro. Américo Amorim fará sempre a sua própria avaliação e colocará sempre nos pratos da balança o lucro e o resto, sendo que a balança desequilibra sempre para o lado do lucro, quer isto dizer que se o lucro for conciliável com o ambiente então, ele é um convicto ambientalista, caso contrário ele não hesitará em enviar o ambiente às malvas, se este último colidir com os seus interesses.

Quanto ao facto de Américo Amorim ser distinguido pela sua aproximação à sociedade civil, não sei se sociedade civil significa, exploração intensiva da força laboral que tem ao seu dispor paga com salários miseráveis. Força laboral que já conseguiu transformar num autêntico exército de mão-de-obra disponível graças à posição monopolista que detém na cortiça e cujos reflexos se têm traduzido em vagas sucessivas de desempregados no sector corticeiro.

Ou se, sociedade civil significa deitar mão daquilo que deveria ser de todos como a Galp por exemplo. Claro está que a sua aproximação à sociedade civil é uma expressão simpática para referir a sua aproximação ao poder político e governativo que efectivamente deveria representar a sociedade civil, mas que faz questão de representar apenas os interesses económicos dos srs. e drs. Amorins e companhia...

Este título de doutor pelo menos terá a grande virtude de não ser entregue ao domingo e por telefone, fax, email ou afim, como alguns dos doutores e engenheiros que por cá são distinguidos pelas "notabilíssimas" universidades privadas de referência.

PARABÉNS DOUTOR!...

PUBLICAÇÃO: O GADANHA

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início