Sector corticeiro - Do drama à tragédia aperta-se o gatilho...

quarta-feira, 24 de junho de 2009

O sector corticeiro vive momentos de profunda agonia. São às dezenas os dramas que afectam os trabalhadores que diariamente se vêm confrontados com o espectro do desemprego, são às centenas os que não vêm o esforço do seu trabalho compensado com o pagamento justo dos seus salários, são cada vez mais as empresa que usam e abusam do expediente do Lay-Off, são trabalhadores que não vêm os seus vínculos de contratuais renovados, são as constantes insolvências de empresas solicitadas por credores desconfiados, são os exagerados stocks de produto acabado que se acumulam em armazém, enfim é toda uma conjuntura desfavorável que vai despoletando um gravíssimo problema social, cujos contornos são complexos e cuja resolução se augura de dificuldade extrema.

É neste contexto que os problemas se agudizam e os dramas pessoais se afloram e tendem a resvalar para a tragédia.

Ainda recentemente, um pequeno empresário corticeiro de Fiães suicidou-se em frente de um fiscal das finanças. Tudo parece indicar que este homem já não conseguia dar solução aos seus problemas financeiros, motivados por um atol de débitos e de créditos, que já não conseguia liquidar nem realizar, com a agravante de ter o predador fiscal do estado à perna, correndo o sério risco de perder os seus bens imóveis. O homem não terá tido a compostura psíquica suficientemente forte, para resistir à tentação de estoirar com os próprios miolos.

A situação tal como está, bem se poderá dizer que é capaz de não ficar por aqui, a sombra negra da tragédia.

Segundo ouvi dizer, mas não pude confirmar de fonte fidedigna, hoje mesmo, em Mozelos, um outro empresário terá colocado termo à vida em moldes similares.

Uma besta negra, um tal de ACT é apontado como um dos principais responsáveis pela situação ruinosa em que se encontram muitos empresários corticeiros.

Com um esquema de gestão pouco transparente, o ACT terá lesado em muitos milhões de euros vários empresários do sector deixando-os à beira do abismo. Entre o precipício e espada, entre dar um passo em frente de dar um passo à retaguarda, é certo que este senhor ACT terá ele também a cabeça a prémio, não faltando quem se preste a ser o primeiro da fila a sentenciar o seu destino.

Com tanto dinheiro em jogo não espanta que à falta de soluções na linha do horizonte se procure soluções na linha de mira.

Do drama à tragédia basta premir o gatilho...

PUBLICAÇÃO: O GADANHA

8 comentários:

Daniel Gomes disse...

Segundo se consta, o Pedro deu-lhe uns socos no Banco. Isto vai aquecer, a menos que já tenha saído do país... pelo que se sabe, durante o mês transato o A. comprou 2 milhões de euros de rolhas... comprou, isto é, passou uma letra. Tá-se mesmo a ver, o que vai acontecer.
Abraços

Anónimo disse...

Deu-lhe uns socos ou deu-lhe cabo do carro(M.)?! ENGRAÇADO....
Quando tudo corria bem o dono da A... era uma iroina, agora é o culpado de tudo.
Meus sentimentos à familia.Foi o desespero,essa é q é essa.
Mas afinal qm começou a confusao?
O MISTER FOC?

mario disse...

Durante o ano de 2008, foram varias as cartas enviadas a instituiçoes, entidades, politicos, associações,responsaveis da Fileira da Cortiça, grupos parlamentares europeus. Houve uma intervenção publica na APCOR (08/01/2009) sobre a situação do sector corticeiro, onde afirmei que o problema do sector corticeiro foi uma familia grande que sempre se propos a atingir o objectivo de dominar todo o sector corticeiro, nas vendas e nas compras. E conseguiu atingir o objectivo a que se propôs.

mario disse...

Em Outubro de 2008, Soiga II alertou a Autoridade da Concorrencia, para o que se estava a passar no sector corticeiro. Em Fevereiro deste ano, recebemos a resposta que não havia indícios de praticas anti-concorrenciais, no sector, mas que iriam estar atentos. Viu-se...
Em Julho deste ano, Dr.Jaime Gama - Presidente da Assembleia da Republica, ordenou à Autoridade da Concorrencia, a investigação urgente, do sector da cortiça. Desde a compra da materia-prima, transformação, exportação e importação. Porque será?!

mario disse...

Sempre existiu uma Familia,cujo objectivo é dominar todo o sector corticeiro. No entanto, nos ultimos 15/20 anos, este dominio acentuou-se à vista de muita gente com responsabilidades para com o País. Em vez de dar dinheiro ao Mourinho ou "adoptar" um sobreiro -Save Miguel, seria melhor convidar o La Feria para fazer uma encenação deste esquema mafioso. Entretanto,os que foram obrigados a sair, devem estar a fazer a mesma coisa em outros paises, como Marrocos, Argelia, Tunisia

mario disse...

Entretanto, já está na forja um novo grupo de estafetas oligarcas, para continuar a encenação nojenta, oligarquica e mafiosa

mario disse...

Todos os economistas e politicos, afirmam que se deve exportar e que se deve apoiar as PME's. Até propoem a internacionalização das mesmas. Se o Rei é omnipresente e só dá autorização aos seus oligarcas, para onde devem exportar, de que vale estarem sempre a falar das PME's? Ou batem o pé ou prostituem-se,mas correm o risco de acabarem como o ACT ou como os infelizes que se suicidaram.

mario disse...

Para finalizar, convido toda a gente a recordar o Sr.Contente e o Sr.Feliz.
-como passa Sr.Contente?
-como está Sr.Feliz?
Diga à gente, diga à gente como vai este País.

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início