Um mundo louco

terça-feira, 2 de junho de 2009



Hoje vou dedicar-me ao estilo de vida frenético que temos, sobretudo, nas grandes cidades e o quanto isso nos poderá prejudicar.
Como será que os pais e mães deste mundo moderno se sentirão daqui por 20 anos? Terá valido a pena toda esta correria? Terá valido a pena, as filas de trânsito e a refeição rápida? Terá valido a pena, adiar a maternidade e, após a maternidade, mal vermos os nossos filhos a crescer?
Nunca consegui perceber o porquê de tanta agitação. Em tempos remotos, a jornada de trabalho era longa e penosa, ininterrupta e de sol a sol. Com o surgimento da revolução industrial atingiu-se um progresso, pois a semana de trabalho passava a ser constituída por 10 dias de laboração e 1 de descanso. Depois de muitos avanços e recuos, ao longo dos séculos, o cenário melhorou graças à progressiva inovação e desenvolvimento tecnológico, visto que, com menos meios (humanos e materiais) conseguíamos fazer muito mais. Porventura, a história não tinha terminado, pois em 1989 um muro fora derrubado e com ele, tinham sido derrubadas, as ideias utópicas de igualdade e prosperidade igualitária.
Aqui começa algo que eu não consigo compreender. O mundo continua a assistir a ondas de progresso tecnológico que nos permitem aspirar a um nível de vida confortável e agradável, contudo cada vez mais se acentua um desconforto, irritação e angústia nas pessoas.
Inexplicavelmente aumentam-se horários laborais, enquanto o desemprego aumenta; empresas com resultados positivos “obrigam” os seus trabalhadores a fazerem 10 e 12 horas diárias pelo mesmo salário das 8 horas “normais”, e estes aceitam; uma fila de trânsito ou uma palavra mais indiscreta pode levar-nos à loucura; mulheres retardam a maternidade ou não engravidam, para não serem despedidas; os filhos são relegados para segundo plano, passando mais tempo com amas ou funcionárias de creches, do que com os pais; os miúdos passam horas e horas, em frente à televisão ou à consola…“aos tiros”; à noite finge-se que se janta algo condigno, lançando uma pizza ou uns hamburguês para o micro ondas; finge-se que se passa tempo em família com os pais no sofá, ou um em cada canto, e os miúdos nos computadores, “aos tiros ou falando com desconhecidos”; para não nos sentirmos culpados do nosso egoísmo e desinteresse compramos-lhes telemóveis, roupas e gadjets, sem que estes tenham feito algo para o merecer, julgando que tudo na vida assim ocorrerá; gastamos fortunas com explicações, para não termos de nos preocupar com o seu acompanhamento e, ao fim de 12 anos, esperamos que entrem numa universidade qualquer para realizar um curso qualquer; ao fim de semana corremos para shoppings atolados de desconhecidos e compramos tudo e mais alguma coisa, como loucos, a fim de saciar a nossa angústia; na segunda-feira, tudo recomeça!
Resultado? Ao fim de vinte anos encontramos uma pessoa que estará a marimbar-se para aqueles que teoricamente o deveriam ter criado, que não está para se chatear muito com o seu futuro (tudo lhe fora sempre dado) e não sabe bem o que quer fazer da vida. Quanto aos seus criadores, gastarão todo o dinheiro que preferiram ganhar, em tratamentos de saúde ou morrerão de ataque cardíaco após muitos anos de stress ou de um dos vários cancros que assola a humanidade.
O que terão deixado para trás? Um vazio, uma tristeza e um mundo pior, em vez de uma sociedade sem desigualdades, em paz com a natureza, com edificações de louvar o engenho humano e extravasar os limites do conhecido.


Uma sociedade canibalista…

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início