Sever do Vouga - Capital nacional do Mirtilo

terça-feira, 16 de junho de 2009

Sever do Vouga é um pequeno concelho do distrito de Aveiro com cerca de 13000 habitantes, cujas características orográficas delimitam a transição entre o litoral e o interior . Encravado no prolongamento dos maciços rochosos das serras da Gralheira e do Caramulo, a região de Sever do Vouga é marcada profundamente pela presença do majestoso Rio Vouga. Nesta região abundam os recursos hídricos que se refletem no verde dominante da paisagem. A sua riqueza biológica é sustentada por uma flora onde predominam os bosques de carvalho-roble. Os férteis aluviões do vale do Vouga propiciam condições ímpares para a exploração agrícola.

Sever do Vouga (para ampliar clicar na imagem)



Sever do Vouga é conhecido também por ser a capital nacional do mirtilo.

É na zona do médio Vouga, no vale do Rio Vouga que se encontra o local ideal para a produção deste fruto, nos concelhos de Oliveira de Frades, Sever do Vouga, Águeda e Albergaria-a-Velha, sendo Sever do Vouga o que reúne as melhores condições.


O Mirtilo é nativo da América do Norte, é uma planta arbustiva, o fruto é uma baga que quando maduro adquire a coloração azul arroxeada, de tamanho pequeno, de sabor doce-ácido. A planta adapta-se bem ao clima temperado e exige solos com pH ácido. A principal forma de disseminação do mirtilo é por meio de estacas lenhosas ou semilenhosas.
Os seus frutos podem ser comidos directamente da natureza, transformados em sumos, compotas, geleias ou iogurtes.

O Mirtilo tem excelentes propriedades medicinais:

Actua bem em casos de diarréias graves. Indicado para acção local no alívio de inflamações na boca e catarros. Já foi muito utilizado contra estados febris. A mirtilina tem uma poderosa acção antibacteriana. Devido ao elevado teor em vitaminas é um excelente revigorante para o cansaço visual, melhora a acuidade visual nocturna.

O Mirtilo é uma planta que trabalha bem na restauração da pequena circulação e por isto é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal, pé diabético etc.

Pesquisas recentes mostram que o mirtilo também é eficaz no combate aos radicais livres e ao mau colesterol dos organismos.

Para além do seu uso medicinal o mirtilo também pode ser empregue na culinária.

Na culinária pode ser utilizada em muesli, geléias, marmeladas, vinho e bolos. O seu sumo era utilizado para dar "cor" aos melhores vinhos tintos.

Sever do Vouga organiza de 3 a 5 de Julho, a 2ª Edição da Feira do mirtilo para promover este verdadeiro ex-libris da região.


PUBLICAÇÃO: O COMENDADOR

2 comentários:

Anónimo disse...

lá em casa estamos desejosos de experimentar mirtilo"au naturel" sem ser em compotas e tal...

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início