France Telecom - Um ataque à humanidade

quarta-feira, 30 de setembro de 2009


Grotesco, desumano, inqualificável, aberrante e criminoso. Estes são alguns dos adjectivos que podem ser atribuídos aos comportamentos dos dirigentes da France Telecom.
Para meu espanto e incredulidade ouvi isto na Antena 1 na manhã de Terça-Feira: “A França está estupefacta. A situação na France Telecom tornou-se assunto de estado e o seu presidente foi convocado para uma reunião esta Terça-Feira, no Ministério do Trabalho. O número de 23 suicídios e várias tentativas de suicídio falhadas são sinal que algo está a funcionar muito mal, nesta empresa gigante de telecomunicações. Sindicatos e funcionários invocam um clima de terror em diversos serviços e falam em reestruturação de serviços brutais e desumanas. Nos últimos dias, um empregado tentou matar-se com um punhal no decorrer de uma reunião, uma funcionária de 32 anos lançou-se de uma janela de uma sede da empresa e uma outra tentou matar-se no seu escritório com uma ovardose de comprimidos. A situação chegou a tal ponto, que até os serviços da presidência da república vieram a público lembrar que a direcção da Fance Telecom tem o dever moral de apoior psicologicamente os seus empregados.
Como não podia deixar de ser, tentei perceber o que estava a levar os dirigentes desta empresa a tomar tais medidas. Para meu espanto, percebi que era por razões de competitividade e que a empresa tinha um lucro líquido de 4 mil milhões de euros (4 000 000 000 euros).
Para tentar melhorar a sua competitividade pressionam os seus funcionários a mudarem de cidade, a trocar sistematicamente de funções, atribuem-lhes objectivos inalcançáveis e, para além disso, individuais. Aqueles que têm dificuldade em aguentar a pressão são levados a abandonar a empresa ou quando as perspectivas de futuro não são risonhas, a matar-se.
Sinceramente, acho que é preciso acabar de uma vez por todas com estes neo-esclavagistas.

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início