Sonda LCROSS choca-se com a Lua em busca de água

sábado, 10 de outubro de 2009





A sonda Lcross (Lunar Crater Observation and Sensing Satellite) da Nasa lançou nesta sexta-feira um foguete sobre a cratera Cabeus A, que se encontra na região do polo sul, na face oculta da Lua.

Os cientistas pretendem determinar se há água congelada no fundo da cratera, que nunca recebe a luz solar e tem temperaturas médias de 240 graus negativos, das mais frias que já se detectaram em todo o sistema solar.

O objectivo da missão é testar os detritos criados pelo impacto para verificar a presença de água no solo lunar.

A comprovar-se a presença de água congelada no satélite seria um prenúncio encorajador no sentido de facilitar a instalação de uma futura base permanente para a exploração lunar.

As imagens divulgadas pela Nasa, sem iluminação, mostram o impacto de um foguete vazio de 2,2 mil quilos contra a cratera de Cabeus, no polo sul da Lua.

Quatro minutos depois, outro foguete atingiu o solo levando equipamentos científicos para verificar a nuvem de detritos criada pelo primeiro impacto e detectar, ou não, a presença de água.

Os cientistas esperavam que fossem criados cerca de 350 toneladas de detritos, lançados a uma altura de até dez quilómetros.

A Nasa confirmou a ocorrência dos impactos tal como estava previsto, pelo que para já a missão foi um sucesso, será necessário agora esperar cerca de duas semanas para que os dados enviados para a Terra possam ser analisados.

A sonda lunar LCROSS (Lunar Crater Observation and Sensing Satellite), partiu da Terra em Junho passado, transportava a bordo um foguete Atlas V, foi enviada para o espaço conjuntamente com a sua "irmã" a sonda LRO (Lunar Reconaissance Orbiter), cuja missão consiste na elaboração detalhada do mapa lunar.

A missão LCROSS tinha por objectivo ajudar desbravar o caminho para o regresso de astronautas americanos à Lua até 2020.

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início