Vaticano adopta cartão electrónico para controlar funcionários
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
O cartão, que já está em uso em algumas congregações, será distribuído lentamente aos empregados, segundo a agência Ansa.
A partir de 1º de Janeiro de 2009, também será implementado um sistema que calcula a produtividade de cada funcionário e que altera o salário com base na sua capacidade.
As reacções entre os funcionários às novas medidas foram muito variadas, noticiou a Ansa. O sistema de avaliação agradou àqueles que vêem com bons olhos a promoção de funcionários por mérito.
Contudo, o estabelecimento de horários fixos para as actividades de padres geraram protestos na comunidade, que vê um controle excessivo nos horários de trabalho, o que afectaria de forma negativa as actividades religiosas.
Actualmente, o salário base dos funcionários do Vaticano varia entre 1.300 euros para os funcionários de nível hierárquico mais baixo, até 2.300 euros para os funcionários mais antigos, valor que inclui a reforma, integração e sentido de responsabilidade.
Comentário do Comendador:
"Se havia dúvidas, aqui está a prova da empresarialização do Vaticano. Tal como qualquer grande grupo económico, o Vaticano também é sensível ao conceito de produtividade como factor determinante para maximizar o lucro.
Por esta lógica, no Vaticano as questões da fé e da crença não se misturam com negócios, o momento de profunda crise económica global assim o aconselha!"
PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR
0 comentários:
Enviar um comentário