Lourosa - Idoso atropela idosa da mesma idade

sábado, 5 de dezembro de 2009

 Não deve ter sido o primeiro caso, mas dá que pensar...


"Uma idosa de 77 anos morreu após ter sido atropelada por um carro conduzido por um homem da mesma idade, na EN1, em Lourosa, Santa Maria da Feira, ontem ao final da tarde. Flávia Marques, de Fiães, caminhava na berma quando foi colhida. A vítima morreu no local apesar dos esforços de reanimação dos Bombeiros de Lourosa."

Quem normalmente anda na estrada já se deve ter deparado com as duas situações, condutores idosos e  transeuntes de idade avançada.
O que aqui pretendo transmitir não se relaciona directamente com a idade, mas que este é um factor que potencia estas situações é uma realidade com a qual nos confrontamos quase diariamente.

Se por um lado há condutores que pela sua idade e principalmente pela diminuição das suas capacidades reflexas não deviam conduzir, também é verdade que falta muita pedagogia a muitos transeuntes que por vezes não se acautelam com a previdência devida. Outra realidade que não pode ser dissociada destas tragédias prende-se com a inexistência de passeios, ou locais seguros para os peões circularem na via pública e aí a responsabilidade é indubitável, compete às entidades que administram o nosso território criar essas condições como forma de amenizar os riscos.

Por muitos milhões que se gastem em campanhas de sensibilização rodoviária, nenhuma campanha será tão eficaz como a eliminação de riscos potenciais e nisso o nosso país, como de resto quase em tudo o que deveria ser positivo, é uma triste lástima.

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início