O que é a cultura?

sexta-feira, 29 de maio de 2009



A edição 2009 do Imaginarius está aí. Não faltam os apregoadores rotineiros a tentar propagar o conceito cultural do evento.
Para desmistificar a ideia corrente de que os grandes eventos para massas no concelho de Santa Maria da Feira têm um cariz cultural, fiz-me valer da Wikipedia e encontrei a definição que é proposta para designar cultura.

"Cultura é o conjunto de conhecimentos e práticas aprendidos e ensinados, por contraste com o que é inato. Por exemplo, se um pássaro não tem de aprender a fazer o ninho, fazendo-o instintivamente, então esse ninho não é um produto cultural; mas se tiver de ser ensinado a fazê-lo, então esse ninho é um produto cultural."

Significa isto que: se houver uma interacção instintiva entre o espectador e o espectáculo isso não pode ser considerado cultura, por conseguinte, o evento é incapaz de mobilizar culturalmente o espectador se este não tiver capacidade nem talento para interagir fisicamente com o espectáculo.

Ora, o que se passa com muitos dos grandes espectáculos promovidos em Santa Maria da Feira, estou-me a lembrar do Imaginarius, a pretensa caracterização cultural dilui-se quando quem assiste aos espectáculos faz exactamente o papel de espectador e não de intérprete.
Isto é o que se verifica com a maioria das pessoas, que pode achar o espectáculo interessante ou fútil, bonito ou feio, luminoso ou escuro, agradável ou desagradável, mas daí não retira cultura alguma, já que é um assistente passivo - literalmente não adquire um conjunto de conhecimentos e práticas aprendidos e ensinados.

Portanto, quando se fala em cultura ou aspectos culturais, convém relativizar a coisa, pois aquilo que é aprendido quando é instintivo, por exemplo memórias visuais, está muito longe de poder ser cultura.

(Cú)ltura de pregão só se for mesmo a da sílaba tónica.

PUBLICAÇÃO: O GADANHA

1 comentários:

Anónimo disse...

Talvez fosse mais importante o nosso municipio se lembrar de quem no terreno faz verdadeiramente cultura. Alias no passado dia 21 de Maio comemorou-se o Dia Mundial para o Desenvolvimento Cultural.

Bom, eis uma definição de cultura disponivel em disponível na www.infopedia.pt.

O termo cultura foi definido pela primeira vez por Edward Tylor, em 1817, como um conjunto complexo, interdependente e interactuante de conhecimentos, crenças, leis, tradições, artes, costumes e hábitos de um determinado conjunto de seres humanos constituídos em sociedade. Mais tarde, Raymond Firth resumiu cultura como um modo de vida mas também o resultado das relações sociais entre as pessoas numa determinada sociedade, e o seu significado, juntamente com um certo montante de recursos acumulados de ordem material ou não.
Em termos antropológicos e na sociedade ocidental, cultura é também sinónimo de nação, povo ou etnia, existindo por vezes dentro de uma certa cultura conjuntos de subculturas. Mas no seu sentido mais profundo é muitas vezes impossível definir as fronteiras da cultura ou das culturas, nomeadamente com significados, costumes e hábitos pouco estanques.
Na realidade, a cultura é, na maior parte das vezes, uma realidade mutante e evolutiva que tanto pode ser um factor de aglutinação, como é o caso das novas tecnologias que funcionam como factores de globalização, como de separação ao estabelecer fossos cada vez mais profundos entre os seres humanos. Nas modernas sociedades ocidentais, sobretudo nos centros urbanos, a cultura global coexiste com as multiculturas, no sentido das manifestações multiétnicas de diferentes grupos humanos que tanto partilham da cultura global como preservam facetas da sua identidade étnica e tradicional. Por outro lado, a cultura do Primeiro Mundo ocidental ciclicamente vai buscar como "alimento" o exotismo de certas manifestações culturais de países de Terceiro Mundo à medida que a tecnologia vai afastando a sociedade das suas raízes originais. A cultura, em sentido amplo, é um conceito de contornos pouco definidos que vai mudando ao longo dos tempos, adaptando velhas crenças a novas situações. Em resumo e em sentido mais restrito, qualquer manifestação de hábitos ou costumes da vida do dia-a-dia, como a gastronomia, a maneira de vestir, as artes e os ofícios, entre outros, é sentida como manifestações culturais, ou seja, facetas do conhecimento e da tradição de uma sociedade.

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início