António José Morais o engenheiro à séria

terça-feira, 30 de setembro de 2008




- Enviado por E'mail



A sorte deles é que bufamos e gritamos muito.... mas não mordemos nada !!!

E assim, lá vai a caravana, serena e calma, como se estivesse tudo bem...

E NINGUÉM TEM VERGONHA NA CARA!

Já sabíamos que há Engºs. e Engenheiros , mas a máxima :

"São todos iguais, mas uns que são mais iguais que outros", Tem todo o sentido !

Quem vai para a política deverá lembrar-se do velho ditado:"Quem tem telhados de vidro …Não atira pedras ao do vizinho!"

E ainda dizem que não há amigos...Leiam e chorem!!!!!!

O PROFESSOR QUE SÓCRATES NÃO CONHECIA, NÃO CONHECEU NEM QUER OUVIR FALAR; A BEM DA NAÇÃO CHAMA-SE ANTÓNIO JOSÉ MORAIS E É ENGENHEIRO A SÉRIO; DAQUELES RECONHECIDOS PELA ORDEM.

António José Morais é primo em primeiro grau da Dra. Edite Estrela. É um transmontano tal como a prima que também é uma grande amiga do Sr. Eng. Técnico José Sócrates. Também é amigo de outro transmontano, também licenciado pela INDEPENDENTE o Dr. Armando Vara, antigo Administrador da Caixa Geral de Depósitos e actualmente do Millenium BCP, por sua vez grande amigo do Sr. Eng. Técnico Sócrates e da Dr.ª Edite Estrela.

O Eng. Morais trabalhou no prestigiado LNEC, só que devido ao seu elevado activismo canalizava trabalhos destinados ao LNEC para uma empresa em que era parte interessada. Dizem que um dia foi convidado a sair pela infeliz conduta. Trabalhou para outras empresas entre as quais a HIDROPROJECTO e pelas mesmas razões foi convidado a sair.

Nesta sua fase de consultor de reconhecido mérito trabalhou para a Câmara Municipal da Covilhã onde vendeu serviços requisitados pelo Sr. Eng. Técnico Sócrates, nascendo daí uma amizade.

É desta amizade entre o Sr. Eng. Técnico da Covilhã e o Eng. Consultor que se dá a apresentação do Eng. Técnico Sócrates pelo Eng. Morais à Dr.ª Edite Estrela, sua prima, proeminente deputada europeia e dirigente do Partido Socialista. E assim começou a fulgurante ascensão do Eng. Técnico José Sócrates no Partido Socialista de Lisboa apadrinhada pela Dr.ª Edite Estrela, influente no núcleo duro do líder socialista.

A ambição do político Sócrates era importante acrescentar o grau de licenciatura, tal como a Armando Vara. O Eng. Morais, já professor do prestigiado ISEL (Inst. Sup. de Engenharia de Lisboa) passa a contar com um prestigiado aluno – José Sócrates Pinto de Sousa, bacharel.

O Eng. Morais demasiado envolvido noutros projectos faltava amiúde às aulas e, naturalmente, foi convidado a sair daquela docência do ISEL. Homem de grande espírito de iniciativa, rapidamente se colocou na Universidade Independente.

Aí o seu amigo bacharel José Sócrates, imensamente absorvido na politica e na governação seguiu-o ..." porque era a escola, mais perto do ISEL que encontrou ".

E assim se licenciou, tendo-o como professor da maioria das cadeiras (logo quatro) o desconhecido mas exigente Eng. Morais. E ultrapassando todas as dificuldades, conseguindo ser ao mesmo tempo Secretário de Estado, trabalhador-estudante licencia-se, e passa a ser Engenheiro, à revelia da Ordem dos Engenheiros, que segundo consta é quem ainda diz quem é Engenheiro ou não, sobrepondo-se completamento ao Ministério que tutela o ensino superior.

Eis que licenciado o governante há que retribuir o esforço do HIPER-MEGA PROFESSOR, que com o sacrifício do seu próprio descanso deve ter dado aulas e orientado o aluno a horas fora de normal já que a ocupação de Secretário de Estado é normalmente absorvente. Assim foi. O amigo Vara, também secretário da Administração Interna colocou o Eng. Morais como Director Geral no GEPI, um organismo daquele Ministério.

Vara costumava convidar para as festas de Vinhais, donde era natural, o seu amigo Sócrates onde de divertiam à fartazana. Eng. Morais teve que ser demitido devido a adjudicações de obras não muito consonantes com a lei e outras trapalhadas na Fundação de Prevenção e Segurança fundada pelo Secretário de Estado Vara.

Esta Fundação levou a que o Eng. Guterres fosse obrigado a demitir o já ministro
Vara por pressões do Presidente Sampaio), o que levou ao corte de relações do Dr. Vara com o Dr. Sampaio, dizem mesmo que lhe tem um ódio de estimação.

O Eng. Guterres farto do Partido Socialista, hom3em de bem e acima de qualquer suspeita, íntegro e patriota, aproveitou a derrota nas autárquicas e deu às de Diogo, uma bofetada de luva branca no pântano e mandou os Ministros, e Deputados para o desemprego.*

Seguiu-se o Dr. Durão Barroso e o Dr. Santana Lopes que não se distinguiram em praticamente nada de positivo. O primeiro basou para a Europa assim que viu que a sua política não ía a lado nenhum. O segundosempre disposto às luzes da ribalta até aceitou ser Primeiro-Ministro sem ir a eleições.

Assim voltou o Partido Socialista liderado pelo Eng. Técnico José Sócrates, vencedor do Congresso... e vencendo as eleições com MAIORIA ABSOLUTA.

Amigo do seu amigo é e vamos dar mais uma oportunidade ao Engº. Morais, que o tipo não é para brincadeiras. E o Eng. Morais foi nomeado Presidente do Inst. de Gestão Financeira do Ministério da Justiça.

Homem sensível e de coração grande, tombou de amores por uma cidadã brasileira que era empregada num restaurante no Centro Comercial Colombo. E como a paixão obnubila a mente e trai a razão nomeia a "brasuca " Directora de Logística dum organismo por ele tutelado a ganhar 1600 €/mês. Claro que deu bronca, porque as habilitações literárias da pequena começaram a ser questionadas pelo pessoal que por lá circulava, só dava para o resto.

Daí a ser publicado no " 24 HORAS", lídimo representante do "jornalismo de sarjeta", expressão ideológica inventada pelo ainda ministro Augusto Santos Silva, ex-marxista-leninista-estalinista.

E assim lá foi o Eng. Morais despedido outra vez...

TIREM AS VOSSAS CONCLUSÕES E NÃO SE ESQUEÇAM:

EM 2009 CONTINUEM A VOTAR NELES!!!


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Frase do dia - Alirio Martins à RCF


Frase do dia :


" ... A maioria dos trabalhadores corticeiros já ganha acima da tabela, por isso não compreendo a intransigência do patronato em não assinar o CCT..."

Alírio Martins, coordenador do sindicato dos trabalhadores corticeiros do norte em entrevista à RCF, a propósito da jornada de greve prevista para amanhã, 1 de Outubro.

Nota : a transcrição pode não ter sido integralmente assim , mas o sentido foi este.


Comentário do Comendador:


"Meu caro Alírio, com um argumento desses ainda arranjas maneira do patronato assinar o acordo do CCT, baixando os salários aos trabalhadores corticeiros."

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

" A teoria da evolução das espécies"


Principios evolucionistas
Homo Azeitensis Poluentus -
Homo Tomatensis Ecologicus - Homo ??????


Já em tempos tinha deixado um testemunho exemplar da teoria da evolução das espécies.
Continuando na senda da evolução, apresento hoje um dos fenómenos mais notáveis que credibilizam esta teoria.

Trata-se da evolução de um primata, antepassado dos actuais hominídeos o " Homo Azeitensis Poluentus " que em apenas alguns meses teve uma rara evolução para "Homo Tomatensis Ecologicus".

Até Charles Darwin ficaria espantado se tivesse incluído esta espécie no seu estudo.

O "Homo Azeitensis Poluentus" era apontado como um dos mais empreendedores do seu tempo, fundou uma empresa a "lusolivensis cheirabuédemalus", próximo de uma estância termo-vulcânica de "Lusis", que à época (idade da pedra), era um paraíso idílico para os turistas e para a população.

Esta abominável "Lusolivensis cheirabuédemalus", produzia hulha, um fluído que servia para alimentar as piras proto-históricas e iluminar as cavernas.

Apesar de já na altura se saber, que a relação entre os custos e os proveitos era amplamente desfavorável às tribos locais, porque causava grande incómodo à saúde pública e ao meio ambiente, a superintendente camaradagem política (Ministério da poluição) autorizou que o "Homo Azeitensis Poluentus", pudesse lançar nos cursos de água todo o tipo de resíduos poluentes, que resultavam dos processos de fabrico da hulha.

Depois, eram também os fumos , que pela calada da noite também impestavam e tornavam irrespirável o ar límpido e saudável que provinha da zona serrana do "buçaquis".

Alguns activistas "Verdis" das tribos locais, fartos de tal insolência e inadimplência apelaram ao levantamento das hostes e ao bloqueio das instalações, o que levou o "Ministério da poluição" a desencolher os ombros e a não fazer nada.

Pois bem! este mesmo "Homo Azeitensis Poluentus" evolui em poucos meses e transformou-se no "Homo Tomatensis Ecologicus".

A sua estratégia do desenvolvimento sustentado e da preservação dos recursos, levou-o a abandonar a produção de hulha e a dedicar-se à produção de energia renovável (seja lá o que isso for, não sabia que as energias renováveis também se produziam, mas deve ser ignorância minha), para ser consumida no séc. XXI, portanto apenas 432652 anos depois.

Dedica-se também à cultura e transformação do tomate, elemento bastante estimado na culinária mediterrânica, nas suas mais diversas formas e formatos.

Esta personagem, é hoje um dos mais fervorosos adeptos da "correcta politica ambiental", atirando para trás das costas e para a frente dos olhos todo o seu longo historial de atentados e de incumprimentos ambientais.

Portanto, como se constata, a história está repleta de paradigmas e de ângulos rasos.

Resta dizer que o "Homo Tomatensis Ecologicus" teima em ter um sonho :

O sonho de embalar e adormecer a tribo feirense e tornar-se o seu clã.

Mas, (a ignobilidade tem sempre um mas) quando acordar tudo terá passado, e a natureza continuará o seu curso e uma nova evolução surgirá:

O "HOMO SONHADORENSIS COMPULSIVUS".


PUBLICAÇÃO : O GADANHA



Read more...

Plano económico de Bush rejeitado pelo senado

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O Senado americano rejeitou o plano económico apresentado por George W. Bush, com uma votação expressiva do partido republicano, que curiosamente apoia a actual presidência.

Na totalidade, 206 senadores votaram a favor e 227 contra. Do lado democrata foram 141 a favor e 94 contra, enquanto que nos republicanos a grande maioria (133) opuseram-se ao plano, enquanto apenas 65 disseram sim.

Em reflexo deste resultado, o índice Dow Jones da Bolsa de Nova Iorque já começou a cair a pique.


Comentário do Comendador :

"Não deixa de ser estranha esta rejeição, será que existem lobbies mais fortes do que o estado para adquirir as instituições financeiras que vão falindo em catadupa?
Seja como for, tudo o que orbita em torno desta crise tem que ver com dinheiro ou a falta dele.

Como me incluo mais no grupo dos que têm falta dele, os outros que se amanhem, eu por cá, já me habituei a ver o meu dinheiro ser subtraído, de forma sistemática, por esses ladrões legalizados que são os bancos.

Mais teso do que já estou, não devo ficar, por isso que se fo...dam todos os capitalistas e todos os que veneram o dinheiro!

Era óptimo que isto descampasse numa grande revolução! "

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

DECO alerta para excesso de açúcar nos cereais

Um estudo internacional coordenado pela DECO alerta para o excesso de açúcar nos cereais para crianças. Verificou-se que cada 100 gramas de cereais comprados na Europa contêm 36 gramas de açúcar – o equivalente a 4,7 pacotes de açúcar.

Segundo a associação de defesa do consumidor, se os cereais tiveram sido adquiridos dos EUA, a proporção aumenta para 5,4 unidades.

Face a estes resultados, a DECO apela aos pais para alteraram a composição do pequeno-almoço dos seus filhos, substituindo os cereais açucarados por pão, leite e fruta.

O estudo comparou 171 cereais de pequeno-almoço para as crianças em 31 países, tendo-se analisado a quantidade de açúcar, de gordura, de hidratos de carbono e de sal.


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

O "Livro dos Santos Ofícios"

domingo, 28 de setembro de 2008

O "Feira das Comendas" congratula-se por ter sido um dos 55 000 feirenses, contemplado com o 1º volume da novíssima obra literária "O Livro dos Santos Ofícios", da autoria da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, cuja 1ª edição foi impressa na Empresa Gráfica Feirense, S.A.

Para os mais conceituados críticos literários e também para os agnósticos, esta é uma obra apócrifa, ou seja, um escrito que carece de inspiração divina.

Quanto ao livro, desde logo, ressalta o excelente aspecto gráfico e a qualidade do papiro, pelo que se percebe que o autor não se fez poupado nos meios nem na espécie, para que esta obra se torne um legado para as gerações vindouras. A comprovar isto mesmo, atente-se que o futuro, indicativo ou conjuntivo foi uma das formas verbais mais empregues no escrito.


(Capas Frente e Verso)


Fiquei verdadeiramente impressionado com o prefácio, da autoria do "digníssimo" Presidente da Câmara Municipal da Feira.

Não resisto a transcrever alguns (poucos) parágrafos do seu editorial, que demonstram uma visão "sacro-sóbria" (ou ébria?), (in) coerente e perspicaz, por parte de quem o faz:

"... Numa sociedade onde a imagem, o marketing e a informação/comunicação ganham cada vez mais espaço, temos de nos adaptar a essas regras. Informar e comunicar com os munícipes é também uma obrigação legal das autarquias. Um município deve mostrar e divulgar aquilo que faz, os projectos que desenvolve, a obra que concretiza."...

Não deixa de ser curioso o facto de a Câmara da Feira, só agora, a uma ano das eleições autárquicas, ter sentido necessidade de informar os feirenses dos seus "Santos Ofícios", será que a obrigação legal das autarquias em informar e comunicar com os munícipes só tem efeitos em vésperas de eleições? ou é mais abrangente e contempla todo o mandato?

Eu não sinto constrangimento de qualquer espécie, no facto das autarquias divulgarem e mostrarem a obra que fazem, principalmente quando têm obra para apresentar e não utilizam de forma obstinada o dinheiro que é de todos nós, para propagandear as futuras obras do regime.

Vou mencionar apenas, algumas das realizações mais interessantes desta verdadeira "enciclopédia da obra feita / por fazer", que tem o dom paradigmático de conciliar o passado com o futuro, sem passar pelo presente, vejamos alguns exemplos:

- A "entronização dos notáveis" pela confraria da Fogaça, foi uma das realizações mais importantes e que, veio suprir uma das necessidades onde os munícipes feirenses mais reclamam pela carência, pelo que, se encontra justificado cabalmente, o espaço de 6 páginas que lhe é dedicado no capítulo dos "Sagrados Ofícios".

É importante que se esclareça que a parolice da indumentária é um factor determinante para que a fogaça da Feira, deixe de ser um património usurpado ao povo, para passar a ser uma mais-valia explorada por alguns, a contento de (supostamente) todos. Com uma realização tão notável faz todo o sentido que se designe o ofício, de "Entronização dos Notáveis".

Ludgero Marques, Américo Amorim, Alfredo Henriques, entre outros passaram a ser verdadeiros embaixadores desta exclusiva iguaria feirense, que se encontra disponível em toda a parte, mas sem o epíteto de "Fogaça", porque esse é genuíno e é feirense. E é vê-los, nas comitivas de negócios ou nas visitas oficiais, munidos do tradicional embrulhinho da "Fogaça!".

- Outra realização primorosa deste mandato autárquico e que teve direito a quatro páginas no capítulo "Terra Mãe, Terra Mestre, Terra Nostrum", que outra coisa poderia ser senão a visita do excelso Presidente da República da nação , Aníbal Cavaco Silva.

Mais uma vez, os feirenses se viram privilegiados com tão majestosa presença, que permitiu colocar o município no roteiro do património, um velho desígnio da população que agora é satisfeito.

Nota: Fiquei um tanto ou quanto atónito, pelo facto do nosso ilustre Presidente da República não ter sido, também ele, elevado aos píncaros do Olimpo "fogaceiro". A resposta ocorreu-me quase de imediato, oriunda igualmente de um notável munícipe qualquer.

O Homem já em tempos foi entronizado como notável do "Bolo-Rei" e segundo os cânones dos confrades miríficos (VII capitulo da confraria da fogaça), está vedada a entronização a notáveis que não exerçam tão sagrada missão em regime de exclusividade.

Para não ser muito fastidioso apresento agora o sumo-magnificiente ofício da autarquia ,incluído no capítulo "Revolução Ambiental", teve direito a 4 páginas e tem a particularidade de ser praticamente versado no futuro do indicativo e do conjuntivo, mas com algumas nuances no presente e no condicional, do pretérito imperfeito, perfeito ou mais-que-perfeito nem uma nota!

Destaque ainda para a inclusão de alguns "salmos" dos "Actos dos Apóstolos". O apostolado é composto por 5 apóstolos " Santo Emídio, São Celestino, Santo Albergaria, São Peso e São Sumido".

Apenas uma referência aos ofícios de São Sumido, que devem ser demasiado vastos para poderem ser contemplados numa obra de 51 páginas, pelo que não se presume que a ausência de informação se deva a outras causas, como por exemplo, a falta de tinta para impressão, na gráfica, ou a inexistência de qualquer facto digno de registo no seu apostolado, para além dos campos de golfe.

Em jeito de remate final, aconselho vivamente a leitura desta "Bíblia" que é um extraordinário exemplar de literatura da "obra por fazer", porque da que está feita ,"não rezará a história!".


PUBLICAÇÃO : O GADANHA

Read more...

Ele há coisas do car......lho!

sábado, 27 de setembro de 2008


Ficou sem pénis durante uma operação


Phillip Seaton, de 61 anos, e oriundo do Kentucky entrou numa sala de operações para ser circuncidado e saiu sem pénis. O homem e a sua mulher já garantiram que vão processar o cirurgião, por ter feito a «amputação sem autorização». A notícia é avançada pelo site de notícias da ABC News, que cita a Associated Press.

O casal acusa o médico, Dr. John M. Patterson, de ser responsável pela sua perda de «serviço, amor e afecto». Segundo o advogado de Phillip Seaton, Kevin George, nas notas do cirurgião, ele justifica o acto alegando «ter encontrado um cancro na próstata». O mesmo causídico admite que, mais tarde, as análises confirmaram a presença de um tumor maligno.

Todavia, Kevin George defende, que isso não significa que o cirurgião pudesse efectuar a operação sem o consentimento do paciente. «Não era uma emergência médica», justifica acrescentando que «fazendo aquela escolha, nem Phillip, nem a mulher, puderam ouvir uma segunda opinião».

Além do cirurgião, também o anestesista vai ser processado. O casal alega que Phillip Seaton pediu, expressamente, para que a intervenção cirúrgica fosse realizada com anestesia local.


Comentário do Comendador:

"Há duas coisas que me fazem confusão nesta história, porque é que um gajo aos 60 anos resolve fazer uma circuncisão? se o gajo tinha um cancro na próstata, porque é que lhe arrancaram o pénis?".

Fonte : IOL Diário

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Abasteça se não quer ficar apeado

sexta-feira, 26 de setembro de 2008


Se o preço da gasolina descer no sábado, abasteça! se não descer, abasteça hoje mesmo!



O Tuga é um sujeito fantástico!

Herdeiro de uma secular tradição e ciência no cumprimento do seu dever, não ficou indiferente aos apelos insistentes da DECO, para que não se abastecesse de combustível, no próximo sábado.

E, é vê-lo hoje (6ª-Feira) , de forma ordeira e em fila junto aos postos de combustível, à espera da sua vez.
Nada como ter a consciência tranquila do dever cumprido...

Por acaso, e só por isso, acho que esta acção da DECO é uma tremenda parolice e ao mesmo tempo inconsequente, se a DECO alvitrava uma posição de força e indignação no próximo sábado, as características mais enraizadas no cidadão comum, dão garantias de receita às gasolineiras na 6ª-feira .

O Tuga está sempre atento à meteorologia do fim-de-semana, vai daí não abdica da sua paixão dominical, fazer uma visita aos centros comerciais. Por conseguinte, é um fiel seguidor da filosofia "não deixes para amanhã o que te apetece fazer hoje, senão corres o risco de ficar a pé e ainda tens que ouvir das boas!".

Julgo até que, se os abastecimentos forem feitos ao ritmo que vi hoje, poderá haver uma ruptura de stocks para amanhã e aí a acção de protesto terá sido um êxito.

No entanto, continuo expectante quanto à possibilidade da Galp decretar um abaixamento dos preços para amanhã, para que assim, possa eu abastecer tranquilamente.

Seria uma jogada de marketing genial, assim do género, preços mais baixos até à hora do almoço.

E nós, os incumpridores, ficaríamos mesmo com beicinho estampado no rosto e roídos de inveja.

Parafraseando um brasuca que por cá passou:

... e o burro sou eu! rhen! rhen! rhen!


PUBLICAÇÃO : O GADANHA

Read more...

Riomeão - Corte da EDP deixa 15 famílias sem energia

Quinze famílias residentes na urbanização da Estação, em Rio Meão, Santa Maria da Feira, passaram a noite às escuras depois de a EDP ter cortado, na tarde de quinta-feira, o abastecimento de energia eléctrica.

Uma factura em atraso, relativa ao mês de Agosto, justificou o corte do abastecimento. Os moradores são abastecidos por um único quadro eléctrico, de obras, apesar de residirem naquele empreendimento há cerca de dois anos.

Problemas na concretização das infra-estruturas exteriores tem levado a EDP a recusar colocar os contadores individuais.

As facturas foram sendo pagas pela empresa promotora da venda dos imóveis que recusa efectuar mais pagamentos.

Há 15 dias os moradores pagaram uma factura em atraso, pensando que teriam energia assegurada até que o problema da colocação de contadores individuais fosse definitivamente resolvido.

Ontem, mostravam-se indignados com a EDP pelo corte que, apesar de justificado com o atraso no pagamento de uma factura de 400 euros, não era esperado.

Comentário do Comendador:

" Este país, em questão de licenciamentos é mesmo terceiro-mundista, por um lado a ganância dos promotores imobiliários, por outro a incompetência da câmara na fiscalização e na forma como são licenciadas as construções , depois quem se lixa é o Zé.

Aos moradores :

Imputem (que os pariu) responsabilidades à Câmara Municipal da Feira e eles que resolvam o problema, pois é inaceitável que os moradores possam estar privados de energia, tratando-se de um bem básico, aqui, a EDP tem um comportamento execrável e no meu entender ferido de legitimidade, ao promotor imobiliário dêem-lhe um arraial de porrada, que ele merece..."


Fonte : Jornal de Notícias


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Colégio Liceal de S.M.Lamas - O síndroma das 4ªs-Feiras

quarta-feira, 24 de setembro de 2008



Mamma Mia, tanta massa!

Neste inicio de ano escolar e numa altura em que se vão limando as últimas arestas e se vai compondo melhor o ramalhete, o feira das comendas deixa cá uma denúncia aos responsáveis pela situação que de seguida é descrita:

No transacto ano lectivo, as refeições que foram fornecidas aos alunos do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, repetiam na ementa, quase sempre à 4ª-feira, massa com carne.

É sabido que a massa é um óptimo nutriente para as crianças, de fácil digestão e muito energético, o problema é que o menu se tornou de tal forma repetitivo , que os alunos sabiam sempre qual o manjar de 4ª-feira e muitos acabaram por enjoar tal iguaria.



Portanto, alertam-se os responsáveis para que a ementa possa ser mais rotativa, de modo a não provocar habituação nos miúdos, isto sem prejuízo da qualidade e plenitude nutricional que nos é a nós pais apregoado aos 7 ventos.

A variedade não é contrária à qualidade, por exemplo, existe o chavão popular das "1001 maneiras de comer bacalhau", porque não transpor a adaptação deste mesmo adágio para a confecção da massa?

Pelo menos os alunos só corriam o risco, na melhor das hipóteses, de repetirem a ementa de 1001 em 1001 dias (aproximadamente 3 anos).

Já agora se não for pedir muito também era preferível degustar a comida quente, bem sei que as instalações não são as melhores e o ano passado era ano de arranque, mas tudo irá mudar ao nível das instalações e, naturalmente, espera-se também que ao nível da aplicação prática da experiência adquirida durante o ano passado.

Isto de fornecer refeições não é nenhuma dádiva, os pais pagam, a câmara municipal também, a existência de alguém responsável pela elaboração das ementas, que se presume ser um profissional formado em nutricionismo, não é condição suficiente, pelos vistos, para que as refeições possam ser um pouquinho mais variadas às 4ªs-feiras.

PUBLICAÇÃO - O GADANHA

Read more...

Coincidências espantosas

terça-feira, 23 de setembro de 2008


Acredite se quiser...



Os jornalistas Martin Plimmer e Brian King catalogaram várias histórias inacreditáveis do livro "Além das Coincidências". Neste livro pretende-se formular explicações científicas para acontecimentos bizarros e extraordinários atribuídos ao acaso.



Eis o relato de algumas dessas histórias:




*************************************************************************************

“Em 1899, o actor shakespeariano Charles Francis Coghlan, natural da ilha Prince Edward, no Canadá, morreu subitamente quando se apresentava na cidade portuária de Galveston, no Texas, sudoeste dos Estados Unidos.

Como a distância era grande demais para trasladar o corpo para casa, ele foi colocado num caixão de chumbo e enterrado num túmulo de granito num cemitério local.

No dia 8 de setembro de 1900, um grande furacão atingiu Galveston – lançando ondas contra o cemitério e arrancando túmulos.

O caixão de Coghland foi arrastado para o mar. Ele flutuou até o Golfo do México e seguiu pela costa da Flórida até o Atlântico, onde a corrente do golfo o apanhou e o levou para o norte.

Em outubro de 1908, pescadores da ilha Prince Edward viram uma grande caixa corroída pelo tempo flutuando na costa.

Após nove anos e 5.500 quilómetros, o corpo de Charles Coghlan tinha voltado para casa. Os seus conterrâneos acabaram por o enterrar no cemitério da igreja onde ele tinha sido baptizado”.

*************************************************************************************

" Em Detroit, nos anos 30, uma jovem e inexperiente mãe ficou eternamente agradecida a um sujeito chamado Joseph Figlock.

Figlock caminhava tranquilamente pela rua quando foi violentamente atingido no peito. Num gesto totalmente de susto Figlock segurou o objecto que o atingiu e para seu espanto era um Bebé.

Ele olhou para cima e viu uma mãe desesperada surgir aos berros na janela. Sem perceber ao certo o que havia acontecido, Figlock ficou surpreendido ao perceber que tinha amparado como que por milagre a queda de um bebé de uma janela.

O homem saiu nos jornais e foi saudado por onde quer que passasse como um herói. Mas a parte realmente rocambolesca da história vem agora: Um ano depois, Figlock estava novamente dando seu passeio matinal.

Quando passava pelo mesmo lugar, o mesmo bebé caiu da mesma janela e acertou-lhe novamente.

Desta vez, Figlock caíu no chão com a criança. E ambos sobreviveram"
.

*************************************************************************************

"Um oficial da cavalaria britânica que combatia no último ano da Primeira Guerra Mundial foi derrubado de seu cavalo quando um raio vindo do céu o atingiu. Ele ficou paralisado da cintura para baixo.

O homem mudou-se anos depois para a cidade de Vancouver, Canadá, onde, seis anos depois, enquanto pescava calmamente num rio levou com outro raio, desta vez na cabeça, o que o deixou novamente paralisado.


O velho quase morreu com a descarga eléctrica, ficou com graves sequelas do seu lado esquerdo. Dois anos de sofrimento e fisioterapia depois, o homem acabou por recuperar, e conseguia andar com a ajuda de uma bengala.

Um dia, enquanto passeava num parque próximo da sua casa... Isso mesmo! levou com outro raio na cabeça, que desta vez o deixou completamente paralisado. O velho morreu alguns dias depois.

Quatro anos mais tarde, durante uma tempestade, um raio destruiu completamente a sua sepultura."

*************************************************************************************



PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Probabilidades curiosas


Probabilidade de ser canonizado: 1 em 20 milhões

Probabilidade de ser um astronauta: 1 em 13,2 milhões

Probabilidade de ganhar uma medalha olímpica: 1 em 662 mil

Probabilidade de ser vítima com fogos de artifício: 1 em 19.556

Probabilidade de se cortar enquanto desfaz a barba: 1 em 6.585

Probabilidade de se ferir usando uma serra eléctrica: 1 em 4.464

Probabilidade de se magoar enquanto corta a relva: 1 em 3.623

Probabilidade de ser atingido pro um raio: 1 em 576.000

Probabilidade de morrer atingido por um raio: 1 em 2.320.000

Probabilidade de ter hemorróidas: 1 em 25

Probabilidade de se ter um filho génio: 1 em 250

Probabilidade de ganhar um Oscar: 1 em 11.500

Probabilidade de tirar um Royal Flush (Poker) na primeira mão: 1 em 649.740

Probabilidade de um meteoro cair na sua casa: 1 em 182 trilhões 138 bilhões e 880 milhões

Probabilidade da Terra sofrer uma colisão catastrófica com um asteróide nos próximos 100 anos: 1 em 5 mil

Probabilidade de morrer nessa colisão: 1 em 20 mil

Probabilidade de ser atingido por uma peça de avião caindo: 1 em 10 milhões

Probabilidade de contrair Creutzfeldt-Jakob (Vaca Louca): 1 em 40 milhões


Daqui podem tirar-se milhentas conclusões, cada um que tire as suas.

Read more...

Santa Maria da Feira - Homem atingido por um raio


Procurou abrigo para a chuva intensa debaixo de uma árvore, que foi atingida por um raio, causando-lhe queimaduras graves

Um inválido, de 33 anos, foi atingido por um raio junto ao castelo de Santa Maria da Feira, quando se abrigava da chuva torrencial que caía domingo à tarde, debaixo de uma árvore.

O raio ter-lhe-á entrado pelas costas, percorrendo-lhe o corpo todo até chegar ao chão.

A vítima sofreu queimaduras do primeiro grau e foi transportada de helicóptero para a Unidade de Queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde ontem estava internado em estado crítico.

Ler aqui noticia completa

Comentário do Comendador:

" A probabilidade de alguém poder ser atingido por um raio é de 1 para 576.000, mais elevada é a probabilidade de se poder morrer atingido pelo mesmo 1 para 2.320.000, portanto, é preciso ter muito azar.
O infortúnio infelizmente não obedece às leis da matemática. Espero que este senhor possa recuperar desta trágica experiência electrizante."


Fonte : Diário de Aveiro


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Blogosfera - Biocombustíveis fomentam neocolonialismo

segunda-feira, 22 de setembro de 2008


Texto retirado do Ondas 3

A África está a tornar-se um campo de batalha para os biocombustíveis, diz a revista alemã Spiegel.

Várias empresas do Reino Unido, da Holanda, dos EUA, Suécia, Japão e Canadá têm investido em vários países no plantio de jatrofá e outras culturas para produzir combustíveis.

Conseguem tudo através de muita promessa de empregos, escolas, farmácias, etc. Há governos que cedem gratuitamente enormes extensões de terras por 99 anos.

Até agora muito poucos viram sequer um pouquinho das promessas feitas, com a agravante de terem visto as zonas cedidas totalmente vedadas e as comunidades deslocalizadas para terras pobres.

Independentemente do neocolonialismo que este negócio poderá ressuscitar e fomentar, dizem os técnicos do Banco Mundial que a produção massiva de biocombustíveis vai provocar uma explosão no aumento dos preços dos alimentos.

Fonte : Ondas 3

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Ciência - Misterioso planeta extra-solar nasceu de colisão cósmica

domingo, 21 de setembro de 2008


Relatório mostra origem de planeta extra-solar

O planeta extra-solar conhecido como 2M1207B possivelmente é resultado de uma colisão entre outros dois planetas, segundo relatório apresentado hoje na Associação de Astronomia dos Estados Unidos.


Esse planeta, cujo tamanho é de cerca de um quarto do de Júpiter, viaja em torno de uma estrela a cerca de 170 anos-luz da Terra, nas proximidades da constelação Centauro.

Até agora, esse misterioso objeto tinha desafiado as teorias dos cientistas sobre sua temperatura, idade e brilho.

O planeta extra-solar foi descoberto em 2004, e desde então se pensou que poderia ser uma estrela anã com uma massa cinco vezes superior à de Júpiter.

No entanto, o novo estudo indica que o 2M1207B tem uma massa muito menor que a de Júpiter, e que seu raio seria de cerca de 50 mil quilômetros, ou seja, 80 vezes maior que o da Terra.

"Este é um objeto estranho que necessita de uma explicação estranha", manifestou Eric Mamajek, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, em Austin (Texas).

Segundo os cientistas, a colisão de dois planetas que deu origem ao 2M1207B explicaria o fato de sua temperatura ser de cerca de 1.315 graus centígrados, apesar de sua formação ter ocorrido há quase oito milhões de anos.

De acordo com as últimas teorias divulgadas, durante esse tempo pode ter sofrido um processo de resfriamento e agora teria de apresentar uma temperatura média de 700 graus centígrados.

Outra explicação para sua temperatura, segundo os astrônomos, seria a possibilidade de ter recebido um impacto recente, talvez de um meteorito, o que teria produzido um reaquecimento.

Segundo Mamajek, esse tipo de colisão não é um fenômeno estranho no universo.

"A maioria dos planetas de nosso sistema solar, se não todos, recebeu algum impacto ao longo de sua história", indicou.


Fonte : CUB - Brasil


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Ciência - Gigante LHC pára durante dois meses

É preciso reparar um elemento do grande acelerador de partículas, depois de um incidente ocorrido ontem com uma importante fuga de hélio no túnel, revelaram os cientistas do CERN. Está suspensa a experiência científica do século.


O acelerador gigante de partículas LHC do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) vai estar parado durante dois meses, anunciou hoje um porta-voz do CERN.

"Houve um incidente durante um teste. Um elemento da máquina tem de ser reparado", declarou o porta-voz James Gillies.

Segundo um comunicado do CERN hoje divulgado, o problema deriva de uma importante fuga de hélio ocorrida no túnel na sexta-feira. As primeiras investigações indicam que esta fuga pode ter sido provocada por um problema de conexão eléctrica. Este incidente, precisou o CERN, não terá qualquer consequência na segurança do pessoal.

O Grande Acelerador de Hadrões (LHC na sigla inglesa), o maior instrumento de física do mundo, foi parado pela primeira vez alguns dias depois de ter entrado em funcionamento a 10 de Setembro devido a um problema eléctrico que afectou o sistema de refrigeração do circuito.

O LHC entrou em funcionamento na última sexta-feira antes de voltar a ser hoje parado.

O LHC, um projecto faraónico que juntou milhares de cientistas do mundo durante 20 anos, procura simular os primeiros milésimos de segundo do Universo, há cerca de 13,7 mil milhões de anos atrás, e é considerado a experiência científica do século.

Desde 1996, o CERN construiu a 100 metros debaixo da terra, perto de Genebra, na Suíça, um anel de 27 quilómetros de circunferência, refrigerada durante dois anos para atingir 271,3º Celsius.

À volta deste anel estão instalados quatro grandes detectores, no interior dos quais vão produzir-se colisões de protões numa velocidade próxima da da luz.

Em plena força, 600 milhões de colisões por segundo irão gerar uma floração de partículas tal como aconteceu no início do mundo, algumas das quais nunca puderam ser observadas.

No entanto, só daqui a alguns meses, quando se comprovar a evolução do funcionamento, é que haverá colisões de partículas e estarão criadas as condições para o estudo de novos fenómenos, através da recriação das condições que se produziram instantes depois do Big Bang.

O objectivo final desta grande experiência é poder dar resposta a muitas perguntas sobre a origem do Universo, entender por que a matéria é muito mais abundante no Universo do que a anti-matéria, e chegar a descobertas que "mudarão profundamente a nossa visão do Universo", segundo o director do CERN, Robert Aymar.

Uma das aspirações dos cientistas é encontrar o hipotético bosão de Higgs, uma partícula que nunca foi detectada com os aceleradores existentes, muito menos potentes que o LHC.

Fonte : Jornal Expresso

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Ciência - Colisão entre planetas

Imagem mostra violenta colisão entre planetas

Pesquisadores americanos apresentaram uma imagem artística, mostrando como seria uma violenta colisão planetária, entre dois astros do sistema binário na constelação do Carneiro.

As informações são da agência Reuters.Na imagem, podem ser vistas as massas de pó flutuando ao redor de dois planetas parecidos com a Terra. A poeira, resultante do choque, carregaria os destroços dos planetas que desapareceriam em meio à onda de energia produzida pela colisão.


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

O Úbere e o triste fado do choradinho!


O úbere tem sido ao longo de gerações a mais enraizada das instituições nacionais.

Na política, no desporto, no empresariado e em todos os sectores da vida social deste país, o úbere, é assim, uma espécie de mezinha que nos cura todas as maleitas.

Quem de entre nós, nos momentos de maior agrura, resistiu à tentação de se socorrer do úbere?


Exemplos não faltam, ainda recentemente, as piscinas do C.F.U. Lamas encerraram, as causas desconheço, mas não andarão, por certo, muito longe da falta de condições mínimas para poderem funcionar, segundo padrões e critérios definidos por instâncias superiores.

Eu não contesto se as piscinas ao longo dos anos desempenharam um papel social de relevo, o que é verdade é que os utilizadores pagavam a sua utilização, portanto, era exercida objectivamente, uma exploração das instalações e não uma dádiva aos utentes.




Os tempos mudaram, hoje as piscinas do C.F.U.Lamas já não gozavam do sempre cómodo estatuto, de quase exclusividade no ensino e na prática da natação no norte do concelho, com a agravante de não se terem modernizado as instalações, perdendo em qualidade e meios para outras piscinas da região, inclusive, para espaços de natação na própria freguesia.

O C.F.U.Lamas, durante anos teve ali uma interessante fonte de receitas, que foram sendo canalizadas para colmatar as necessidades do futebol.

Fruto de anos de práticas irracionais na gestão do clube, mais de 300 000 Euros de dívidas ao fisco, fazem com que o C.F.U.Lamas se veja hoje impedido de recorrer aos apoios de fundos públicos e estatais.

O choradinho, prática recorrente nestas coisas, de nada servirá, tanto mais que não é liquido que qualquer tipo de apoio possa efectivamente ser aplicado nas piscinas, a prática tem evidenciado isso mesmo, e já agora, porque razão têm que ser sempre os dinheiros públicos a corrigir os erros acumulados durante anos, por quem não distingue a fronteira entre a linha de rumo e o naufrágio?

Em analogia com o que dizia o velho sábio Confúcio:

" Se vires alguém com sede, não lhe dês a teta, ensina-o a mamar!"

Isto aplica-se de igual forma àqueles que tendo o úbere por debaixo do nariz, não lhe conseguem chegar com a boca.

É a característica mais vincada do presunçoso luso, que em momentos de carestia, espera sempre que algo lhe seja enviado pela divina providência.


PUBLICAÇÃO : O GADANHA

Read more...

A prole Sampaio

sábado, 20 de setembro de 2008


Enviado por:

FAÇAM O FAVOR DE PASSAR PARA TODA A GENTE SABER.

Soube-se a dia 27 de Agosto, pelo Público, que a jovem e distinta advogada Vera Sampaio (terminou o curso com média de 10 val) com uma carreira de 'dezenas de anos e larga experiência' foi contratada como assessora pelo membro do Governo, Senhor Doutor Manuel Pedro Cunha da Silva Pereira, distinto Ministro da Presidência....


Como a tarefa não é muito cansativa foi autorizada a continuar a dar aulas numa qualquer universidade privada onde ganha uns tostões para compor o salário e poder aspirar a ter uma vidinha um pouco mais desafogada.

O facto de ser filha do Senhor Ex-Presidente da República das Bananas que também dá pelo nome de Portugal, não teve nada a ver com este reconhecimento das suas capacidades. Nada! Juro pela saúde do Sr. Engenheiro Sócrates.

Há famílias a quem a mão do Senhor toca com a sua graça... Ámen!

Já agora, como se devem recordar, ainda relativamente a esta família, soube-se há tempos que o filhote, depois de se ter formado, foi logo para consultor da Portugal Telecom, onde certamente porá 'toda a sua experiência' ao serviço de todos nós.

Agora, como já ontem se disse, calhou a sorte à maninha e lá vai ela toda lampeira em part-time para o desgoverno, onde certamente porá também toda a sua experiência' ao serviço de todos nós.

O papá para não fugir à regra, depois de escavacar uns bons centos de milhares de euros nossos na remodelação do um palacete ali para os lados da Ajuda, onde instalará um gabinete, vai ser transportado pelo nosso carro, com o nosso motorista e onde certamente, para não fugir ao lema
familiar, porá, de novo, toda a sua experiência ao serviço de todos nós.

Agora, foi nomeado Administrador da Gulbenkian...

Tudo isto, por mero acaso, se passa num sítio mal frequentado que se chama PORTUGAL, onde um milhão e duzentas mil pessoas vivem com uma reforma abaixo dos 375 Euros por mês. Parece mentira, não parece ?

ESTE É MAIS UM CASO, ENTRE MUITOS, REVELADOS E DIVULGADOS ATRAVÉS DA INTERNET, PORQUE AS TELEVISÕES DESTE PAÍS, ESTÃO BEM CONTROLADAS POR FORÇAS OCULTAS....

Read more...

SPAM e o reencaminhamento massivo de mensagens de correio electrónico


SPAM



Quantos de nós, tal como eu, recebem diariamente email's a pedir o reencaminhamento de mensagens?

Normalmente quando recebo esse tipo de mensagens, quebro logo a corrente e envio para o lixo, e é isto que se deve fazer.

Ainda que muitas mensagens sejam inofensivas, outras há que têm por objectivo obter endereços de email para fins publicitários, não se deixem embarcar nesta burla, mesmo que não dêem importância à mensagem não reencaminhem.

Leiam isto :

Se há coisa que irrita muita gente é o spam: aquela publicidade desinteressante que insiste em invadir a nossa caixa de correio e que custa milhões às companhias que prestam o serviço de armazenamento de mensagens - é informação que ninguém ou praticamente ninguém quer. Entope os servidores, confunde os filtros, faz-nos perder tempo e a paciência.

O que muitas pessoas não sabem é como é que alguns publicitários conseguem descobrir o nosso endereço de correio electrónico.

A maior parte das pessoas que usa a internet usa-a para ler e reencaminhar correio electrónico. E quando o faz, sem o saber, pode estar contribuir para o spam.

Os publicitários precisam de endereços válidos para enviar a sua publicidade. O problema é que não conhecem muitos. Para ultrapassar este problema, lançam mensagens alarmistas, fotografias engraçadas, apresentações em Powerpoint e ademais mensagens: a maior parte das pessoas, mesmo que não dê muita importância ao conteúdo, reencaminha-as para os seus contactos.

Se cada pessoa que recebe uma mensagem a reencaminhar para outras 10 pessoas diferentes, ao fim de 5 reencaminhamentos já 10000 receberam a mensagem. Podem não ser sempre pessoas diferentes e ao fim de um mês, é provável que a pessoa que a enviou a receba de volta, com a diferença que recebe uma lista de endereços de todas as pessoas que já viram a mensagem antes dela. Se essa pessoa for um publicitário, já tem o trabalho feito. Resta agora enviar a publicidade de forma a evitar um filtro de spam.

As mais populares e que todos conhecemos estão relacionadas com:

- Cachorrinhos abandonados que serão abatidos se não se encontrar um dono rapidamente;
- Pessoas fictícias raptadas ou desaparecidas cuja descrição é preciso divulgar rapidamente;
- Maldições digitais que só se curam reencaminhando o email para dezenas de pessoas;
- Bênçãos digitais que só funcionam reencaminhando o email para dezenas de pessoas;
- Desejos digitais que só se cumprem reencaminhando o email para dezenas de pessoas; etc.



PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Petróleo em Santa Maria de Lamas !

sexta-feira, 19 de setembro de 2008


Técnicos admitem estar perante uma enorme jazida



Prosseguem as prospecções petrolíferas em Santa Maria de Lamas.

Quem circular habitualmente na rotunda helicoidal (onde se conseguem forças centrífugas (G) apreciáveis) , junto ao Intermarché, já se deve ter intrigado com as obras que ali decorrem.

Aparentemente tratar-se-iam de obras de saneamento, o que até nem seria estranho, e escrevo aparentemente porquê?

Porque, julgava eu, que as obras de saneamento em Santa Maria de Lamas já estivessem concluídas há 2 ou 3 anos, também julgava que a rubrica de saneamento, que pago todos os meses na factura da água à Indáqua-Feira, se reflectisse na condução do saneamento para a ETAR de Paramos, via estação elevatória de Paços de Brandão.

Porque, julgava eu, que era um dos 50000 mil feirenses contemplados pelo vereador do ambiente, Emídio Sousa, com o fim dos efluentes despejados directamente na ribeira de Riomaior.

Portanto, excluo desde já a hipótese de se tratar de obras de saneamento, pelo que só posso concluir o seguinte:

Para alguém se atrever a profanar aquela majestosa rotunda, teria que enfrentar o magnânimo excelsior presidente da junta de freguesia, pelo que deduzo que o objectivo terá que ser mui nobre, assim tipo , trabalhos de prospecção petrolífera.

Apesar de tudo permanecer no silêncio dos deuses, o que se compreende, eu acredito piamente que os técnicos já encontraram uma enorme jazida de petróleo.

Digo isto convictamente, ou não exista já um furo a jorrar ouro negro, lá para os lados da junta.

A quantidade do precioso fluido é tal, que há quem insinue, que o dinheiro em Lamas é fonte que brota sem cessar.

Se tudo isto for pura especulação, O feira,... das comendas!, agracia desde já o senhor presidente da junta com a comenda do Crescente Fértil, nomeando-o o grande embaixador dos assuntos petrolíferos do Emirado da Feira.


PUBLICAÇÃO : O GADANHA

Read more...

Santa Maria de Lamas - Inauguração da via de acesso ao PEC



Santa Maria de Lamas - Circuito de "Sreet Racing" finalmente inaugurado




Foi inaugurada esta semana a novíssima pista de "street racing" de Santa Maria de Lamas.

Para o presidente da associação de "street racers" local, esta obra vem colmatar uma lacuna existente entre os aficionados da modalidade.

A antiga pista (via estruturante Santa Maria de Lamas / Lourosa) está completamente saturada, não tendo capacidade de resposta para as inúmeras solicitações das 6ªs-feiras e sábados à noite.

Ainda de acordo com o responsável pelos "street racers", a pista tem um óptimo piso, tem excelentes rotundas, que potenciarão boas performances aos competidores, é menos acessível ao público, como se sabe na antiga pista circulavam imensos caminhantes, o que dificultava as manobras aos carros competidores.

Porém, nem tudo é perfeito, a extensão do traçado da via é reduzida, para além disso, o líder dos "street racers" deixou uma forte crítica aos responsáveis pela obra, segundo ele, é lamentável o facto de a pista só possuir 4 vias (duas em cada sentido), o que irá condicionar o número de competidores semanais, exigia-se um mínimo de oito, para suprir as necessidades.

Noutra vertente, há quem teime em chamar a esta nova via, via de acesso ao PEC (parque empresarial da cortiça), pelo menos era essa a designação em 2002, como é sabido e de acordo com o tratado sobre a evolução das espécies de Charles Darwin, com o tempo as espécies tendem a evoluir pelo método da selecção natural.

No caso concreto do PEC a mutação será bastante rápida em termos biológicos, serão necessários apenas 7 ou 8 anos para que o PEC evolua para PEGA (Parque empresarial do Grupo Amorim) , a justificação poderá residir no facto do PEC e do futuro PEGA (lá de mão beijada) terem um ancestral comum, as amostras de ADN depois de analisadas, confirmaram isso mesmo.

Será neste sentido, uma das mais notáveis e rápidas evoluções biológicas de que há estudo, onde só se encontra paralelo na evolução do percurso político e ambiental de Alcides Branco, reconhecido empresário do ramo das oleaginosas.


PUBLICAÇÃO : O GADANHA

Read more...

Arouca - Feira das Colheitas 2008


De 24 a 28 de Setembro

Arouca volta a promover o certame para divulgação do que melhor se faz no concelho.

David Fonseca é o cabeça de cartaz da 64.ª Feira das Colheitas deste ano. O cantor está a percorrer o país com a sua digressão 'Dreams in Colour' e estará em Arouca, no dia 27 de Setembro (sábado), a partir das 23 horas, no Campo São João Bosco.

A Feira das Colheitas 2008 decorre de 24 a 28 de Setembro. Em paralelo realiza-se a XIII Semana Gastronómica da Raça Arouquesa (22 a 28 de Setembro) no Refeitório do Mosteiro e Restaurantes Aderentes.

Numa organização Associação de Agricultores do Concelho de Arouca.


O certame integrará exposições, feiras, música, gastronomia, etnografia e folclore e é uma organização da Câmara Municipal de Arouca.



Comentário do Comendador:


"É o único evento que encaro como um ritual, desde 1989 só por 3 ou 4 vezes é que não estive lá. Este ano e para não deixar cair o costume conto lá estar outra vez. Aconselho o sábado à noite, por toda a carga mítica que nos envolve. Para os que apreciam gastronomia, sugiro uma visita ao restaurante do mosteiro, onde podem apreciar a genuína vitela Arouquesa."


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Finalmente as análises à água dos fontanários

quinta-feira, 18 de setembro de 2008


Santa Maria da Feira - água de fontanários vai ser analisada




O jornal Terras da Feira, relata na sua edição de hoje (5ª-feira), que a Câmara Municipal da Feira lançou a abertura do concurso para escolher a entidade que irá proceder ao controlo da qualidade da água para consumo humano nos fontanários do concelho.

Esta incumbência pertencia às juntas de freguesia até ao inicio deste ano de 2008, de então para cá a ficou sob a alçada da câmara municipal.

O controlo da qualidade da água abrange apenas 45 fontanários do Concelho. As análises serão bimestrais, custando 850 euros cada uma. Uma placa referindo “Água não controlada” será colada nos não abrangidos.

O que me espanta é que só agora a situação esteja em vias de tomar um rumo. A passagem para a alçada da câmara municipal decorre de uma imposição legal, pelo que durante nove meses, que foi o tempo deste parto, os munícipes feirenses que recorreram aos fontanários para se abastecerem de água, fizeram-no sem qualquer garantia e em muitos casos sem qualquer sinalética que lhes indicasse que a água estava ou não apropriada para consumo humano.

Diga-se em abono da verdade que algumas juntas de freguesia, tomaram a iniciativa , de a expensas próprias, mandar analisar a água periodicamente e atestar da sua conformidade, de qualquer forma, se tivesse havido problemas quem assumiria a responsabilidade pelo não cumprimento da legislação? naturalmente que a câmara seria sempre chamada a sentar-se no banco dos réus e daí não afastaria o rabo.

É execrável o desprimor com que o município trata os seus cidadãos, tão pouco se importando em cumprir com a legislação, se não havia análises , pelo menos devia haver indicação de água não controlada, muitos fontanários, ainda hoje não exibem qualquer informação.

Estamos a falar dos mesmos intérpretes que são lestos a aprovar, a política de sanguessuga da Indáqua, à qual concessionaram o serviço de abastecimento público.

Só neste ano os consumidores já levaram com três (3) aumentos, e percebe-se que a gula é de tal monta que até as perdas de rede querem que sejam os consumidores a suportar.

A indiferença pelos fontanários não será assim tão inocente ou desleixada, é que por cada garrafão de 5 litros retirados da fonte, é menos um garrafão de 5 litros retirado nos chorudos lucros dos accionistas da Indáqua-Feira.


PUBLICAÇÃO : O GADANHA

Read more...

Balanço Final da participação Portuguesa nos jogos paralímpicos


Baixa a cortina sobre os jogos Paralímpicos Pequim 2008, venha Londres 2o12



Os responsáveis na chefia da comitiva Portuguesa, apontavam para 12 medalhas como objectivo mínimo desta missão, não ponderando devidamente os imponderáveis, como as variáveis da competição, que não permitem que os atletas efectuem as suas provas sozinhos.

Era tempo de alguns irracionais insensatos aprenderem com os erros e alguns deles bem recentes.

Ressalta destes jogos a cobertura mediática sem paralelo na história dos paralímpicos é um legado que se espera possa ser continuado e até reforçado em Londres 2012.

Algumas das marcas que alguns atletas paralímpicos registaram devem deixar muita inveja em atletas olímpicos, a aproximação nos resultados era impensável há alguns anos atrás, e mostra uma nova atitude dos comités paralímpicos, principalmente ao nível dos apoios e das condições de treino, sendo que em alguns casos (que não o Português), os atletas paralímpicos gozam do mesmo estatuto dos seus congéneres olímpicos.

A participação Portuguesa foi bastante positiva, não só pelas medalhas e pelos resultados, mas também pela atitude e humildade demonstrada, a maioria dos atletas conseguiu superar-se e isso é o que importa.

Serão inesquecíveis os sorrisos de felicidade estampados nos rostos dos atletas.

Não se ouviu o choradinho tradicional, sacudindo nos outros as responsabilidades pelos resultados menos conseguidos, não se ouviu nenhum atleta dizer "de manhã, só é bom na caminha!...", nem se ouviu nenhum atleta dizer (apesar das suas limitações) que "o ambiente no estádio paralisou-me os movimentos", etc, etc, etc.

Entre os 146 países participantes, Portugal termina na 42ª posição com 1 medalha de ouro, 4 de prata e 2 de bronze.



Por tudo isto e também pelas medalhas os atletas estão todos de parabéns, esperamos por vós em Londres 2012.


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Prémio Capitão Moura - Os maiores cromos da Liga dos últimos

quarta-feira, 17 de setembro de 2008


Os Nomeados



O (B)Visconde da Apúlia





O Bolachinha Americana e o Sr.Toneca






O Apaixonado de Calvão e o Sr. Rocha






O Vítor do Poste e o Joaquim Calhau





O Ultra Copos e o Sr. António de Balasar





Celestino Carvalhal (rei da selva) e António "Wally"






A escolha não se adivinha fácil...

Os meus eleitos:

1º Celestino Carvalhal
2º António "Wally"
3º Sr. António de Balasar
4º Visconde da Apúlia
5º Vítor do Poste
6º Sr. Toneca
7º Ultra-copos
8º Bolachinha Americana
9º Apaixonado de Calvão
10º Sr. Rocha
11º Joaquim Calhau


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR


Read more...

Trocou mulher por grade de cerveja


Assinou contrato com vizinho onde cedia a esposa em troca de uma grade por dia!


Um homem de 39 anos foi condenado, na Alemanha, a três anos de prisão por ter alugado os serviços sexuais da mulher a um vizinho. A moeda de troca era uma grade diária de cerveja, adianta o site G1.

O insólito acordo chegou a estar em papel e a ser assinado pelos intervenientes, revelaram fontes judiciais do Tribunal de Fulda à EFE. A pena aplicada pelo juiz obriga o homem a submeter-se a um tratamento para superar a dependência do álcool, para além dos três anos de prisão efectiva.

O vizinho, com 60 anos, e sem antecedentes criminais, que aceitou os serviços sexuais da mulher também foi condenado pelo tribunal a dois anos de liberdade condicional por abusos sexuais.

A mulher, de 32 anos, que tem três filhos, alega que aceitava essas relações por medo de sofrer maus tratos do marido.




Comentário do Comendador:


" lembrei-me agora daquele cromo que é aspirante ao prémio Capitão Moura da liga dos últimos.
...ai o que o álcool faz! o que o álcool faz! àquele pobre rapaaaaz!..."








Fonte : IOL Diário

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Portugal conquista sétima medalha nos Jogos Paralímpicos

O nadador João Martins alcançou o bronze nos 50 metros costas.

O nadador português João Martins conquistou a medalha de bronze na prova dos 50 metros costas S1 dos Jogos Paralímpicos Pequim 2008.

João Martins, que repetiu o bronze conquistado em Atenas2004, completou a prova em 1.47,76 minutos, atrás dos gregos Christos Tampaxis (1.23,15) e Andreas Katsaros (1.44,53), medalhas de ouro e prata, respectivamente.

Com o bronze conquistado por João Martins, no último dia do torneio de natação, aumenta para sete o número de medalhas conquistadas por Portugal nos Jogos paralímpicos Pequim 2008.


Parabéns João! o país orgulha-se de ti.


Fonte: Sportinveste Multimédia


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

O gang dos ecopontos volta a atacar


Ecoponto na linha do Vale do Vouga

Na 2ª - feira de manhã, um dos ecopontos que se encontra junto da antiga escola da Mata em Riomeão, foi encontrado completamente inerte junto da linha do comboio, presume-se que o ecoponto não tenha ganho vida de repente e se tenha estatelado na linha sozinho, pelo que deve ter havido mais um ataque do gang de malfeitores e abusadores compulsivos dos ecopontos.

Lamentável é o mínimo que se pode dizer, será que a besta que fez aquele serviço, não tem um fotão de energia cerebral para perceber que aquilo podia ter originado um acidente terrível.

PUBLICAÇÃO : O GADANHA

Read more...

Primeira fotografia de planeta em órbita ao redor de uma estrela


Fotografado planeta em órbita de estrela semelhante ao Sol




Cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciaram nesta segunda-feira, dia 15, a primeira fotografia tirada de um planeta girando em torno de uma estrela semelhante ao Sol.

O corpo fotografado, é bem diferente da Terra: trata-se de um "Júpiter quente", uma categoria de planetas com massa comparável à do maior planeta do Sistema Solar.

Neste caso, o planeta tem oito vezes a massa de Júpiter e a temperatura estimada em 1.500º C.

A temperatura e outras características do objecto convenceram os autores da descoberta que não estavam a olhar para uma segunda estrela, e sim para um objecto jovem, de massa planetária e a uma distância da Terra basicamente idêntica à da estrela que ocupa a parte principal da imagem, cerca de 500 anos-luz.

Até agora, os únicos planetas de fora do Sistema Solar que já haviam sido fotografados eram corpos errantes, que não estão presos gravitacionalmente a nenhuma estrela, ou que orbitam uma categoria específica de estrela de pouco brilho, as anãs castanhas.

A maioria dos mais de 300 planetas já descobertos fora do sistema solar, foram encontrados por meio da influência gravitacional que estes corpos exercem nas estrelas-mãe.

De acordo com o principal autor do trabalho que descreve a descoberta, David Lafrenière, serão necessários dois anos de observação para confirmar que o objecto fotografado está realmente preso à gravidade da estrela, conhecida pelo código 1RXS J160929.1-210524 e que tem 85% da massa do Sol. O planeta foi fotografado a uma distância do astro 10 vezes superior à que separa Neptuno do Sol. Neptuno é o mais distante dos oito planetas do Sistema Solar.

A presença de um planeta a essa distância da estrela representa, segundo os autores da descoberta, um desafio aos modelos científicos sobre a formação de planetas.

A fotografia foi tirada com o Telescópio Gemini Norte, montado no vulcão Mauna Kea, no Havaí, recorrendo a uma técnica que reduz a interferência da atmosfera terrestre na observação.

O trabalho que levou à descoberta do novo planeta é parte de um levantamento de mais de 85 estrelas jovens, formadas à cerca de 5 milhões de anos - o Sol, em comparação, tem quase 5 biliões.


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...
eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início