Ser anti-ecológico na França pode sair caro

domingo, 31 de agosto de 2008


A moda da vida ecologicamente correcta invade como nunca o quotidiano dos franceses. Das prateleiras do supermercado até a célebre Torre Eiffel, os hábitos ecológicos estão por todo o lado no país - ainda mais depois de nos últimos meses o governo ter anunciado uma série de medidas impondo, por exemplo, taxas pesadas para produtos poluidores.

Até mesmo no Parlamento existe um grupo de deputados que faz campanha pela abolição da gravata e do fato, com o objectivo de reduzir os gastos com o ar-condicionado durante o verão.

Já a Torre Eiffel, o ponto turístico mais visitado do mundo, a partir de Setembro, reduzirá para metade do tempo, a cintilação da sua majestosa iluminação.
Ler mais aqui.


PUBLICAÇÃO: O COMENDADOR

Read more...

Postais de Férias (6) - Sernada - Macinhata do Vouga


SERNADA - MACINHATA DO VOUGA

ÁGUEDA


(Clicar nas imagens para ampliar)



PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Postais de Férias (5) - São Jacinto - Aveiro

sábado, 30 de agosto de 2008


SÃO JACINTO - AVEIRO





PUBLICAÇÃO: O COMENDADOR

Read more...

Atenção às novas tendências no sector automóvel!

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Banco aquecido pode 'fritar' espermatozóides, diz estudo




A temperatura dos assentos aquecidos, disponíveis em alguns carros, pode afectar a produção de espermatozóides. Na condição ideal para a produção de espermatozóides, os testículos devem estar 1 ou 2 graus abaixo da temperatura média do corpo (+/- 37º C).

ler mais aqui.



Comentário do comendador:


" A Manuela Ferreira Leite assim que tiver conhecimento deste estudo, vai sair do estado vegetativo em que se encontra desde que se tornou líder do PSD, para denunciar os industriais do sector automóvel."


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Santa Maria de Lamas - Edificio Topázio recebe visita dos amigos do alheio

Os inimigos das coisas quietas fizeram mais uma visita ao edifício Topázio, presume-se que durante a madrugada passada.

Duas motos subtraídas aos respectivos donos, mais avultados prejuízos em dois automóveis e ainda uma visita de cortesia a outros três, foi o saldo final da incursão dos nossos convidados às garagens do edifício.

Um grande aparato policial logo pela manhã com a presença da GNR, da polícia judiciária e do núcleo de apoio técnico à investigação criminal que procederam à recolha de indícios, que possam conduzir à captura dos ladrões.

Ainda durante a manhã uma das motos foi recuperada, já que os assaltantes a abandonaram algumas centenas de metros adiante, na estrada que liga Lamas a Mozelos.

Já não bastava levar-mos com assaltantes e ladrões a qualquer hora na televisão, agora temos os receber em casa e até dar-lhes as boas-vindas, sob pena de sermos mais prejudicados com os danos que causam do que propriamente com os bens que nos furtam.

Conselho útil:

Por vezes é preferível deixar os carros destrancados sem nada de valor dentro, principalmente carros que não sejam passíveis de pôr a funcionar com facilidade.


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

A fé de cada um - Documentário de Neni Glock

Brevemente será editado em DVD o documentário de Neni Glock sobre Fátima, que contou com o contributo do Padre Mário Oliveira.

Se quiser saber mais sobre o autor do documentário pode fazê-lo aqui.

Aqui fica um pequeno excerto do documentário em vídeo.



Se quiser assistir à versão integral do documentário pode fazê-lo aqui.


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Postais de Férias (4) - Lousã


LOUSÃ


(clicar nas imagens para ampliar)




PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Portugal - "salve-se quem puder!"

quinta-feira, 28 de agosto de 2008



Ruptura ou desfasamento civilizacional induzido?



Portugal que durante décadas se caracterizou por ser um país seguro e de brandos costumes, de repente transformou-se numa espécie de Chicago, versão anos trinta.

A histeria que se tem criado é de tal monta, que o quotidiano informativo dos portugueses, nos mais diversos meios, tem orbitado directamente em torno dos locais onde se têm desenrolado os actos criminosos.

Os problemas sociais são a principal ementa apresentada à mesa dos portugueses: a pobreza crescente, o desemprego, a instabilidade laboral, a precariedade, o ataque feroz aos direitos dos trabalhadores que se preconizam, a crise dos combustíveis o fosso abismal entre pobres e ricos, não são por si só justificação causal, para aquilo que se tem assistido.

É óbvio, que é fácil para a classe política da oposição, encontrar bodes espiatórios mais ou menos combinados com o populismo e o oportunismo da ocasião, para lançar ataques ao governo.

Em certo sentido até têm razão, já que compete ao estado assegurar a protecção dos seus cidadãos, no entanto não há fórmulas mágicas de combate ao crime quando as causas de origem não são racionalmente identificáveis.

Como se pode compreender que alguém que não consegue consumar um assalto, simplesmente, num acto de frustração covarde, descarregue duas ou três balas numa vitima, quem consegue evitar isto?

Depois, é normal que exista um sentimento de impunidade reinante, entre a classe criminosa deste país.

A justiça , pilar basilar de um estado de direito, não sendo funcional, facilita a prática de actividades contrárias à lei e aos bons costumes, e concomitantemente a falta de autoridade do estado e dos agentes a quem compete garantir e exercer essa própria autoridade, e estas são fragilidades oportunamente bem exploradas pelos criminosos.

Vai daí, sem querer ser muito catastrofista, aquilo a que hoje assistimos é o culminar de um país à beira da ruptura social, onde, a breve trecho teremos movimentos de justiça popular organizados e entrincheirados para fazer face aos criminosos violentos.

Naturalmente que este cenário não é desejável, mas a continuar esta situação de alarme popular, o mundo do crime violento terá um opositor que nada tem a perder e que lutará de forma tenaz e com todos os meios ao seu dispor (legítimos ou não), para defender aquilo que são os seus pertences individuais ou colectivos.

Será uma regressão nos princípios da evolução civilizacional, mas que se contrapõe à mesma regressão humana e de civilização para onde sucessivos governos deste país e desta Europa nos têm (a nós cidadãos) arrastado.

A selvajaria da exploração para obtenção de riqueza, está no auge do ténue equilíbrio, as classes sociais mais pobres estão cada vez mais afastadas das classes ricas, com a agravante da chamada classe média se estar a diluir muito rapidamente na classe pobre, com os inerentes vícios que lhes foram induzidos e proporcionados pelos exploradores selvagens do capital, estrangulando-os financeiramente e despojando-os da racionalidade de consumo é o rastilho perfeito para as graves convulsões que se avizinham.


PUBLICAÇÃO: O GADANHA

Read more...

Ciência - sonda espacial Rosetta aproxima-se do asteróide Steins


Aproximação máxima já na próxima semana

Ilustração da sonda Rosetta com o planeta Marte ao fundo


A sonda Rosetta tocará o asteróide (2867) Steins a 800 km de distância, no próximo dia 5 de Setembro, a caminho do seu destino final, o cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko, ao qual chegará em 2014.


"Estamos prontos, está tudo a correr bem"
, declarou nesta quinta-feira Rita Schulz, cientista do projecto Rosetta, da Agência Espacial Europeia (Esa), entrevistada pela AFP.


A sonda Rosetta, lançada há quatro anos, fará a sua aproximação máxima ao asteróide Steins às 18h58 GMT, a uma velocidade relativa de8,6 km/s, realçou a ESA.

Com esta passagem, ela fará sua primeira incursão no cinturão de asteróides, que se situa entre as órbitas de Marte e Júpiter.

A sonda passará perto de um outro asteróide em Junho de 2010, (21) Lutetia, antes de encontrar em 2014 o cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko, distante da Terra de 675 milhões de quilómetros.

A sonda estará alinhada com a Terra, transmitindo imagens detalhadas, será enviado um robô à superfície do cometa para realizar uma análise química.

Os astrónomos acreditam que o conhecimento dos cometas, formados de matéria que remonta à época do nascimento do sistema solar, ajudará a compreender melhor a formação dos planetas e do início da vida na Terra.

Quando atingir o seu alvo, a Rosetta terá percorrido aproximadamente 6,5 biliões de quilómetros, segundo a Esa.

A sonda Rosetta sobrevoou a Terra duas vezes, e Marte uma vez, para obter a aceleração necessária para seu périplo.

Os cientistas prevêem que Rosetta vai sobrevoar pela terceira e última vez a Terra em novembro de 2009.

Sonda Espacial Rosetta


Fonte : AFP



PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR


Read more...

Postais de Férias (3) - Miranda do Corvo



Incursão Nocturna em

MIRANDA DO CORVO

(clicar nas imagens para ampliar)

Read more...

Ciência - Descoberto grupo de galáxias gigante

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Astrónomos descobrem grupo de galáxias gigante

O observatório astronómico europeu XMM-Newton encontrou o maior grupo de galáxias jamais visto no Universo, uma descoberta que pode confirmar a existência da energia negra, anunciou nesta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA).

Este "monstro", baptizado 2XMM J083026+524133, deve conter "uma massa correspondente a mil galáxias" e foi observado quando o XMM-Newton, que tem como missão estabelecer um catálogo de fontes cósmicas emissoras de raios X (planetas, cometas, quasares...) estava focalizado em outro objecto.

O J083026+524133 foi visto porque forma uma mancha muito brilhante.

Observado em seguida com um potente telescópio de Arizona, se revelou um grupo de galáxias com mil vezes a massa de nossa galáxia, a Via Láctea.

"A presença deste grupo confirma bem a existência de um elemento misterioso do Universo, a energia negra", suposto responsável pela aceleração da expansão do Universo, destacou em um comunicado Georg Lamer, do Instituto de astrofísica de Potsdam (Alemanha).

"Grupos de galáxias tão grandes como este são objecto raros no Universo", indicou. "E a existência destas galáxias só pode ser explicada pela energia negra", continuou.

Segundo os astrofísicos, a maior parte do grupo situado a 7,7 biliões de anos-luz seria formada de um gás a temperatura de 100 milhões de graus.

A equipe de astrofísicos que encontrou este grupo de galáxias estudava o catálogo de 190.000 fontes de raios X do XMM-Newton (X-Ray Multimirror Mission/Espelhos múltiplos para o estudo dos raios X), que realizou 3.500 observações em 1% do céu.



Fonte : France Press



PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR



Read more...

Postais de Férias (2) - Varandas do Ceira - Semide


Varandas do Ceira - SEMIDE

MIRANDA DO CORVO

(clicar nas imagens para ampliar)







PUBLICAÇÃO - O COMENDADOR

Read more...

Postais de Férias (1) - Serpins - Lousã

terça-feira, 26 de agosto de 2008


SERPINS - LOUSÃ


(Clicar nas imagens para aumentar)



PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Pequim 2008 - Balanço Final

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

ENCERRAMENTO DOS JOGOS OLÍMPICOS PEQUIM 2008


Foi com uma cerimónia espectacular que os Chineses encerraram a edição 29 das olimpíadas da era moderna.

Os chineses não se pouparam nos gastos nem na pujança com que quiseram brindar o mundo.

Apesar de pouco ou nada ter mudado relativamente à repressão das liberdades e ao desrespeito pelos direitos humanos, a verdade é que a China se empenhou fortemente em fazer passar uma imagem grandiosa de afirmação e de modernidade do país.

Relativamente à participação desportiva, estes jogos entrarão para a história recente das olimpíadas, 37 foram os recordes do mundo que foram superados, com incidência mais relevante na natação.

O Americano Michael Phelps e o Jamaicano Usain Bolt foram figura de proa.

Por cá, Nelson Évora voou para o triplo salto e arrecadou a única medalha de ouro para Portugal.

Vanessa Fernandes foi também destaque pela positiva no triatlo, onde conseguiu a medalha de prata.

Seria injusto não realçar algumas boas marcas de atletas na natação, no remo, na vela e na marcha.

Tudo o resto, por muito que custe a alguns ressacados das indigestões verborreicas, foi uma grande desilusão e mediocridade, com Naíde Gomes à cabeça, que era apontada como grande favorita à medalha de ouro no salto em comprimento e não chegou sequer às finais da competição.

Mas, as prestações medíocres não se ficaram pelos atletas em regime de exclusividade, o "comandante" da nau olímpica Vicente Moura, foi um exemplo degradante de coerência e de responsabilidade, com o sentido do seu discurso a balançar ao sabor dos resultados dos atletas.

Também não foram muito positivas, leia-se lamentáveis, as intervenções de alguns presidentes federativos, que preferiram serem eles a estar junto dos atletas em detrimento dos respectivos treinadores.

O secretário de estado do desporto passou muito discreto, preferindo não se intrometer em assuntos que o ultrapassam, além disso seria uma chatice ver a sua estadia turística em Pequim perturbada pelos caprichos de Vicente Moura.

Quando o chefe da comitiva Portuguesa afirma que o balanço é positivo, e que 40% dos atletas atingiram os seus objectivos. Quando se colocam 4 medalhas como objectivo mínimo e só se conquistam 2 e quando se perspectivam 60 pontos e só se obtêm 28, fica-se com a impressão que a matemática deixou de ser uma ciência exacta e passou a ser uma ciência relativa.

Era bom que os erros cometidos em Pequim 2008, servissem de pedagogia para Londres 2012.

Não podemos conceber que mesmo ao nível desportivo e de participação olímpica, o 60º lugar no Ranking é fraco, já que Portugal se encontra abaixo de muitos países do terceiro mundo e na cauda dos países europeus.


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Radares disfarçados de caixotes de lixo

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Enviado por:




As autoridades que fiscalizam o trânsito neste país andam preocupados com a insegurança rodoviária, todos os esforços convencionais para reduzir os índices de sinistralidade têm redundado num evidente insucesso.

Vai daí, num raríssimo assombro de genialidade, resolveram brindar os condutores Portugueses com estes radares dissimulados em caixotes do lixo.



Por enquanto, e numa fase experimental colocaram este magnifico exemplar na Avenida de Ceuta, em Lisboa, e que está minuciosamente programado para disparar aos 50 Km/h.

O desrespeito pelo caixote do lixo é presenteado em conformidade com uma coima elevada e com a cassação do titulo de condução, por um período de 30 dias.

O objectivo é alargar a ideia às vias nacionais com maior movimento, pelo que já estão encomendadas mais 50 unidades para espalhar pelo país, tudo em nome da segurança e da higiene acrescento eu...



Portanto caros leitores, quando se depararem com um caixote do lixo junto a uma estrada desconfiem sempre, pois pode ser um agente da Brigada de Trânsito à paisana.



PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Jogos Olímpicos - Prata para Vanessa Fernandes

Vanessa Fernandes arrecada a primeira medalha para Portugal.


A atleta Portuguesa Vanessa Fernandes classificou-se no 2º lugar na prova de triatlo feminino e arrecadou a medalha de prata nas olimpíadas de Pequim.

Esta foi a primeira medalha que a representação portuguesa conseguiu alcançar neste jogos Olímpicos.

Apesar de ser indisfarçável um certo travo amargo, no final da prova, Vanessa Fernandes considerou-se radiante com a sua prestação.



Comentário do Comendador:

"Apesar de todos estar-mos à espera do ouro olímpico, não nos podemos sentir desiludidos com a sua prestação.

A Vanessa apresentava-se com pergaminhos nesta prova, sendo apontada como a principal favorita, mas a Australiana foi bem mais forte, não dando qualquer hipótese à atleta Portuguesa.

Apesar da não ter ganho o ouro, a medalha de prata é um feito histórico para o triatlo Português, já que é a primeira vez que um atleta português conquista uma medalha nesta categoria.

Esperemos que o feito de Vanessa, possa ser uma lufada de esperança e incentivo no que resta da participação lusa nestes jogos, que até ao momento se tem saldado, salvo raras excepções, pelo desastre e pela desilusão."


Parabéns Vanessa!






PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Jogos Olimpicos - O físico de Phelps e as leis da Física

Braços grandes, pernas curtas, um fato feito em Portugal e uma piscina única explicam catadupa de recordes.


Física ou físico? Qual deles é o responsável pela queda consecutiva de recordes nas provas de natação em Pequim? Só durante a manhã de quinta-feira foram estabelecidas duas novas melhores marcas mundiais e um recorde olímpico. Um dos casos mais curiosos foi a final feminina de estafetas de 200 metros estilos, em que as equipas que se classificaram nos quatro primeiros lugares bateram o anterior recorde mundial.

Mas, afinal, qual é o 'segredo' para que se alcancem estes tempos?

O excelente desempenho dos nadadores em Pequim está a atrair a curiosidade de todo o mundo.


Os olhos estão cada vez mais postos no 'Cubo de Água', o recinto olímpico de natação, que é já uma das estrelas da competição. Mas também porque o nadador norte-americano Michael Phelps é já a estrela destes jogos. Dia após dia ganha medalhas e bate recordes mundiais. Ao excelente momento de forma junta as suas características anatómicas que fazem dele um atleta difícil de bater. Phelps tem um tronco maior do que o normal. Os seus dois metros de altura são acompanhados por apenas 81 centímetros de pernas. Ler toda a notícia aqui


Fonte: Expresso

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Ciência - Hoje há eclipse parcial da Lua

sábado, 16 de agosto de 2008

Último Eclipse Lunar de 2008

Duas semanas depois do eclipse do Sol (que Portugal não viu), é a vez de a Lua escurecer. E, desta vez, os portugueses vão poder assistir. O fenómeno inicia-se às 20.36 e a fase máxima ocorre às 22.15. Há vários sítios do País em que é possível fazer observações orientadas por astrónomos Hoje é dia de eclipse da Lua. Ao contrário, porém, do que aconteceu no dia 21 de Fevereiro, em que o eclipse lunar foi total, o que hoje acontece a partir das 20.36 é parcial, com cerca de 80 por cento da Lua a ficar na sombra projectada pela Terra sobre ela.

O início da ocultação da Lua está previsto para as 20.36, logo a seguir ao pôr-do-sol e depois vai progredindo à medida que o astro vai mergulhando na penumbra. Às 22.11 a Lua entra no cone de sombra e o ponto máximo do eclipse dá-se às 22.15. A partir daí, na sua progressão a Lua começa a sair progressivamente da sombra e depois da zona de penumbra, até que volta a resplandecer inteira no céu. Tudo estará concluído às 23.46, pouco mais de três horas depois do início. Ler noticia completa.


Fonte: Diário de Notícias


Fotos originais do fenómeno, que será o último de 2008, tiradas às 22h e 38m hora de Lisboa.


(Click nas imagens para aumentar)




PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Jogos Olímpicos - fraca prestação Portuguesa




A participação dos atletas Portugueses nos jogos olímpicos de Pequim tem sido bastante discreta e muito fraca em resultados.

Salvo algumas excepções nas provas de natação onde foram conseguidos alguns recordes nacionais, uma parte significativa dos atletas ficou bem abaixo dos resultados que lhes permitiram atingir as olimpíadas.

Os judocas alimentaram grandes expectativas com as credenciais que apresentavam e foram um autêntico fiasco, principalmente a participação de João Neto e Telma Monteiro.


Num país de marinheiros, as expectativas são sempre enormes na vela, os resultados também não são de grande monta, pese embora, ainda faltem disputar algumas regatas, a possibilidade de obtenção de algum resultado honroso resume-se Gustavo Lima na classe laser, Álvaro Marinho e Miguel Nunes na classe 470 e a Afonso Domingos e Bernardo Santos que têm dado muito boa conta de si na classe Star.

Destaque positivo também para o Remo com a dupla Portuguesa, Nuno Mendes e Pedro Fraga a conseguirem o 2º lugar na final B da classe "double sculls", obtendo o 8º lugar entre todos os participantes.

Curiosamente, estes remadores acusaram a federação Portuguesa de Remo de lhes ter negado qualquer tipo de apoio, para esta participação em Pequim.

Mais esclarecedora, é a resposta do presidente da federação de Remo e um exemplo de princípio que deve ser promovido e seguido na atribuição de subsídios a desportistas de alta competição:

“As bolsas estão contemporizadas. Os atletas devem é ter objectivos, pois não podemos premiar pessoas que não têm bons resultados. É como na profissão, só subimos de categoria se provarmos que somos melhores do que os outros."

No trampolim mais uma "desgraça" com resultados medíocres.

No atletismo, começou da pior maneira a nossa participação, obikwelu ainda prometeu o Ouro, mas não passou das meias finais dos 100m e já anunciou a seu abandono à competição ao mais alto nível, não indo sequer disputar as eliminatórias dos 200m.

O hilariante lançador do peso que representou Portugal, Marco Fortes, teve uma justificação ridícula para a sua alegremente triste participação, a juventude não serve de atenuante a tamanha irresponsabilidade, e passo a citar:

"De manhã só é bom é na caminha, pelo menos comigo" - pois com um resultado daqueles era caso para perguntar porque te levantaste? que tipo de preparação e organização tem um atleta, que não consegue competir de manhã, porque se calhar não dormiu de noite, velhos hábitos bem à portuguesa, mas que não se coadunam com a competição ao mais alto nível.

Ó Marquinho se querias dormir nem tinhas saído de Lisboa, foste passar férias ou foste dormir? - competir nas olimpíadas é que parece que não foste, ou então alguém te deu a passagem aérea errada!

O resultado é o que se conhece, em três ensaios, dois sairam nulos e o que saiu válido ficou a mais de 2 metros do seu melhor resultado pessoal, que se quedou nas eliminatórias no 38º entre 40, enfim uma vergonha! Espero que a federação repense a participação deste atleta em futuras provas, ou então convença os organizadores dos grandes eventos a realizarem as provas de tarde, ou à noite ou de madrugada, não percebi muito bem a que horas o Marco se sente melhor para lançar o peso.

Jessica Augusto foi mais um exemplo de uma participação pouco digna, não conseguiu o apuramento para os 3000 metros obstáculos e justificou a sua desistência da prova dos 5000 metros desta forma :

"Agora vou de férias. Treinei para os 3000 obstáculos. Não vou aos 5000 metros. As africanas são fortes. Não vale a pena lutar contra elas. Elas correm para 14m11s e eu para 15m22s. Por isso..." por isso, acrescento eu, mais valia nem teres lá ido.

Outro exemplo:

Sara Moreira, que também não se conseguiu apurar nas eliminatórias dos 3000 metros obstáculos, no final da prova revelou esta extraordinária predisposição para os jogos olímpicos:

"estar aqui presente neste magnifíco estádio é uma emoção muito forte e um sonho, senti-me como se fosse um espectador e não uma atleta." - pois , só faltou abandonares a pista e ires sentar-te na bancada, acrescento eu.

Era bom que estes atletas interiorizassem que estar nos jogos Olimpícos não é uma vaidade pessoal, mas sim uma responsabilidade e uma honra perante quem investe em atletas de alta competição.

As federações e o Comité Olímpico Português têm aqui muito trabalho pela frente na preparação e revisão de critérios de presença nas próximas olimpíadas.

De que serve termos presente a maior delegação de sempre, se depois os atletas não revelam possuir estrutura mental, que lhes permita abordar a competição ao mais alto nível.

A preparação dos jogos olímpicos de Pequim, custou imenso dinheiro ao país, o minimo que se pode exigir dos atletas é que sejam dignos de o representar.

Esperemos que até ao final dos jogos, a bandeira e a "Portuguesa" ainda se façam levantar e ouvir em Pequim, mas se tal não for condizente com as prestações dos atletas, pelo menos que saibam ser dignos perante, quem neles (de forma injustificável- digo eu) tem depositado grandes expectativas.

Por fim, uma nota para a grande figura destes jogos, Michael Phelps que já conquistou 7 das 8 medalhas que se propôs alcançar neste evento.

Michael Phelps não tem limitado a sua participação, à conquista de "medalhas de ouro", Phelps vai também pulverizando os recordes do mundo nas provas onde tem competido e ganho.

Este é um extraordinário exemplo de competitividade e força mental. Curiosamente Michael Phelps sozinho, conseguiria o 4º lugar no ranking de medalhas de ouro entre todos os países participantes.



Numa das provas mais esperadas, a final dos 100 metros, o fabuloso Usain Bolt da Jamaica venceu o ouro e estabeleceu um novo recorde do mundo com perturbadora facilidade, 9,69 segundos, uma marca digna de "outro mundo".


PUBLICAÇÃO : O GADANHA

Read more...

Paços de Brandão - Arcos

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Continuam em exposição até ao final do mês, no largo frontal à Igreja matriz de Paços de Brandão (Arraial), os tradicionais arcos que dão nome à festa que se realiza na primeira semana de Agosto, na Vila Brandoense, cujo ícone religioso é São Cipriano.

É tradição popular de alguns lugares da freguesia assim como de algumas associações, a construção e ornamentação dos majestosos arcos que chegam a atingir 7 metros de altura.

A edição de 2008 conta com 9 arcos, que são exemplo vivo de prodígio e labor por parte de quem tão carinhosamente e com muita minúcia e trabalho se empenha durante um ano, para pôr de pé tão majestosa empreitada.

Os temas escolhidos na decoração os arcos são da responsabilidade dos seus feitores, e são mantidos em segredo até que sejam expostos publicamente na véspera da procissão em honra do Senhor dos Desamparados e do santo padroeiro da vila, São Cipriano.

Todos os anos estas preciosidades altivas são levadas a concurso, onde se distingue o melhor, mas onde o trabalho de todos é reconhecido.

Com sinceridade, não sei o que lhes acontece depois que são depostos do seu pedestal, lá para inícios de Setembro, talvez não fosse de todo descabido, criar uma espécie de local, onde pudessem ser expostos permanentemente, ano após ano.

Num concelho que se pretende rico de atracções turísticas, é de lamentar que tanta arte e engenho não seja convenientemente aproveitada, para complementar a oferta de motivos turísticos, para quem visita o concelho.

São muitos os visitantes que têm oportunidade de testemunhar estes exemplares, únicos de tradição, não só no concelho, como provavelmente no país.

Para quem ainda não teve oportunidade de contemplar os arcos, o feira,...das comendas, aqui deixa expostas as imagens dos 9 arcos, da edição deste ano.

Nota: Apesar das fotos, nada substitui a beleza de os poder contemplar in loco até ao fim do mês.

Vale a pena uma visita!

(clicar nas imagens para ampliar)

                             








PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

70ª Volta a Portugal em bicicleta

quinta-feira, 14 de agosto de 2008



70ª Volta a Portugal passa por Terras de Santa Maria


Está na estrada mais uma edição da volta a Portugal em bicicleta.
Ao longo de 10 etapas o pelotão da volta irá percorrer as estradas do país.

Para os aficionados da modalidade, a volta estará por terras de Santa Maria no próximo dia 19, com chegada da 5ª etapa a São João da Madeira.

No dia 20, haverá também oportunidade de observar os ciclistas na etapa que liga Aveiro a Gondomar, com passagem por Ovar, Santa Maria da Feira, S.João de Vêr, Riomeão e Espinho com meta volante nesta cidade, Nogueira da Regedoura, Mozelos, Lourosa, Fiães, Lobão e Canedo.


As etapas da prova são as seguintes:

13 Agosto - Prólogo Portimão - Portimão, 6,8 km

14 Agosto – 1.ª etapa, Portimão - Beja, 198,6 km

15 Agosto - 2.ª etapa, Vila Viçosa - Castelo Branco, 165,5 km

16 Agosto - 3.ª etapa, Idanha-a-Nova - Alto da Torre (Seia), 171,5 km

17 Agosto - 4.ª etapa, Guarda - Viseu, 154,4 km

18 Agosto – Dia de descanso

19 Agosto - 5.ª etapa, Gouveia - São João da Madeira, 186 km

20 Agosto - 6.ª etapa, Aveiro - Gondomar, 170,6 km

21 Agosto - 7.ª etapa: Póvoa de Varzim - Monte Sra. Assunção (Santo Tirso), 177,8 km

22 Agosto - 8.ª etapa, Barcelos - Fafe, 169,8 km

23 Agosto - 9.ª etapa, Fafe - Alto da Senhora da Graça (Mondim de Basto), 146,2 km

24 Agosto - 10.ª etapa, Penafiel - Alto de Santa Quitéria (Felgueiras), 40 km

Mais informações aqui



PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...

Dinheiro ganho com Jogo da Roda pode ter de pagar impostos

quarta-feira, 13 de agosto de 2008


Jogo da Roda (bolha)

Fisco estuda situação para saber se pode tributar estes rendimentos


«Uma pessoa arranja dois amigos. Cada um deles consegue mais dois jogadores e este grupo de sete pessoas é o núcleo inicial. Depois, cada um deles, dos quatro do último grupo, capta duas pessoas que entram para a Bolha pagando uma importância que pode ir de alguns euros a 1.000 ou mais. Quando entrarem as oito pessoas, se cada uma tiver pago 1.000 euros, o espertalhão da ideia inicial recebe os 8.000 euros e sai do jogo. Então os dois jogadores seguintes dividem a Bolha inicial em duas, ficam no seu centro e o ciclo recomeça. Quando uma bolha tiver mais oito pessoas aderentes a que está no centro sai, leva o dinheiro, os outros avançam para o centro e assim indefinidamente. Simples, rápido, com lucro garantido e sem impostos de IVA ou IRS!»

ler mais aqui


Comentário do comendador :

" Não deixa de ser sintomática esta apetência do fisco até pelos rendimentos que resultam objectivamente de uma burla, senão vejamos:
Para que alguém ganhe, alguém terá que perder, apesar de alguns verem neste jogo o milagre da multiplicação do dinheiro a partir do nada, a verdade é que as únicas operações matemáticas que aqui se fazem são as de somar e de subtrair.

Depois, quando alguém perde por ter sido induzido ao jogo com a certeza de que ganharia, a isto chama-se burla ou vigarice e é um crime punível pelo direito penal.

Assim sendo, será que a direcção Geral de Contribuições e Impostos (DGCI), também quererá o seu quinhão do jogo, obtendo impostos de um jogo ilegal?
Depois da intenção dos bufos colaboradores nas bodas de casamento, já nada espanta.

Como nota de rodapé, deixo aqui um aviso aos mais incautos, consta-se que cá pela região, mais concretamente em Paços de Brandão e Santa Maria de Lamas este jogo tem-se tornado muito popular, ao ponto de as rodas atingirem os 80 mil euros, com entradas simples de 10 mil euros, muita gente irá berrar quando a bolha estoirar, por isso, não se iludam nas artimanhas do dinheiro fácil e se a encomenda é feita pelo seu melhor amigo, não tenha dúvidas que ele já está a arder de desespero."



PUBLICAÇÃO: O COMENDADOR

Read more...

Fraude fiscal na cortiça dá acusação contra 98



Caso investigou prejuízo de 48 milhões de euros para o Estado



A mega investigação a práticas de fraude fiscal no sector da cortiça ficou finalmente concluída. O Ministério Público de Santa Maria da Feira dividiu em três um processo com mais de 23 mil páginas e acusou 98 arguidos.

A acusação agora concluída é a primeira de três que a procuradora responsável do caso decidiu proferir. Ao longo da investigação, conduzida pela Polícia Judiciária (PJ) do Porto e Direcção de Finanças de Aveiro, foram constituídos cerca de 350 arguidos, espalhados por todo o país, incluindo pessoas individuais e várias empresas.

Ler mais aqui


Fonte: Jornal de Notícias



PUBLICAÇÃO : O COMENTADOR

Read more...

Painéis solares no Sara para iluminar a Europa

terça-feira, 12 de agosto de 2008



Energia.
O sol do deserto africano pode fornecer três vezes mais energia do que o sol no Norte da Europa. Os cientistas europeus defendem que bastaria recolher 0,3% dessa luz para fornecer electricidade verde a todo o Velho Continente




Sarkozy e Brown apoiam este plano ambicioso


O deserto do Sara, no Norte de África, tem mais de nove milhões de quilómetros quadrados. Mas bastaria colocar painéis solares em apenas dez mil para abastecer toda a Europa de electricidade limpa, isto é, proveniente de uma fonte de energia renovável. Este é um plano ambicioso que conta com o apoio político do Presidente francês, Nicolas Sarkozy, e do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown. ler mais


Cmentário do Comendador:

Numa altura em que a crise energética e dos combustíveis está na ordem do dia, esta seria uma forma de aproveitar aquilo que não tem sido convenientemente aproveitado.

Salvo erro em Beja, no Alentejo existe já uma central de energia solar com excelentes resultados no aproveitamento energético da luz solar. Portanto haja vontade política, e o meio ambiente na
Europa terá melhorias substanciais.

Já agora, é desejável e socialmente racional que os investidores deste projecto, não se lembrem , mais uma vez, apenas, de retirar mais valias dos recursos enrgéticos disponíveis em África ignorando a promoção do desenvolvimento dos povos que habitam o Sara.


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

Read more...
eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início